É verdade que o WhatsApp nos permite conversar facilmente com familiares, amigos ou colegas e criar grupos onde nos podemos manter a par de todas as novidades: desde assuntos de trabalho a coscuvilhices e memes, passando ainda pelas fotos daqueles primos que já não viamos há uns bons anos.

Mas com a azáfama do dia-a-dia nem sempre há tempo para prestar atenção àquilo que se passa nas várias conversas. Além disso, se está num grupo particularmente falador, estar sempre a receber notificações acaba por tornar-se incomodativo. Mesmo que se coloque o telemóvel no modo silencioso, as indicações visuais de que recebeu uma “enxurrada” de mensagem continuam a surgir.

Se quer trazer um pouco mais de “paz” ao seu smartphone pode silenciar as notificações das conversas. Assim, poderá aceder às conversas a seu tempo e manter a concentração no trabalho ou em outros projetos sem que o seu telemóvel esteja sempre a apitar.

Para já, as conversas podem ser silenciadas durante um período de oito horas, uma semana ou um ano. Mais recentemente, a nova atualização ao WhatsApp beta passou a disponibilizar a possibilidade de calar as notificações por um tempo indefinido, avança o website WaBetaInfo.

Clique na galeria para saber como desativar as notificações das conversas no WhatsApp

Siga estes passos:

1 – Selecione a conversa cujas notificações pretende desativar.

2 – Clique no ícone com três pontos verticais no canto superior direito.

3 - Selecione a opção “Desativar alerta de notificações”.

3 – Escolha o período desejado.

4 – Para voltar a ativá-las, selecione a opção “Reativar notificações”.

5 – Se está a usar a versão web do WhatsApp precisa apenas de clicar no ícone com uma seta para baixo que surge quando passa o cursor sobre uma conversa e escolher a opção “Desativar notificações”.

6 – À semelhança da versão mobile, terá de escolher o período em que as notificações serão silenciadas.

7 – Para receber novamente as notificações, selecione “Reativar notificações”.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.