Nunca sabemos quando o nosso computador vai começar a ter problemas no sistema operativo, ou então, alguma aplicação que instalou está a gerar conflitos com as ferramentas que utiliza. E como sabemos, esta bola de neve pode levar a problemas com o sistema, até que, em últimas consequências, somos obrigados a formatar o disco e reinstalar o Windows 10.

Mas esta medida não necessita de ser drástica, e até pode salvaguardar-se de tomar as medidas mais apertadas, caso mantenha o seu computador com cópias de segurança ativas. Até porque num mês dedicado à cibersegurança, devemos estar preparados para não sermos vítimas de um ataque, e vale a pena criar pontos de restauro facilmente no sistema operativo.

Veja na galeria de imagens como ativar e efetuar a Cópia de Segurança do Windows 10:

1 – Prima o botão iniciar e escolha o Painel de Controlo (pode digitar na caixa de pesquisa).

2 – Escolha a opção Sistema e Segurança.

3 - Por fim, opte pelo botão Cópia de Segurança e Restauro.

4 - Se nunca tiver utilizado a Cópia de Segurança do Windows, ou se tiver atualizado recentemente a versão do Windows, selecione Configurar cópia de segurança e siga os passos apresentados pelo assistente.

5 - O Windows aconselha os utilizadores a não efetuarem cópias de segurança dos ficheiros para o mesmo disco onde o Windows está instalado. Se possível, faça a copia de segurança em discos externos, por exemplo, mantendo-os num local seguro para que ninguém tenha acesso aos mesmos.

Se já tiver criado uma cópia de segurança, poderá aguardar até que a cópia de segurança agendada ocorra ou poderá criar manualmente uma nova cópia de segurança selecionando “Fazer cópia de segurança agora”. Se já tiver criado uma cópia de segurança, mas pretender fazer uma nova cópia integral, em vez de atualizar a antiga, selecione Criar nova, cópia de segurança completa e siga os passos apresentados pelo assistente.

Efetuar uma Imagem do Sistema

Ainda mais seguro que uma cópia de segurança, é a imagem do sistema, pois esta contém todas as informações do PC num estado específico.

6 - Para fazer, no mesmo menu da Cópia de Segurança e Restauro, opte no painel esquerdo na função “Criar uma imagem do sistema” e siga os passos apresentados pelo assistente. Se lhe for solicitada uma palavra-passe de administrador ou uma confirmação, escreva a mesma ou confirme.

De notar que é possível manter diferentes versões destas imagens do sistema. E para que a versão mais recente não apague a anterior, poderá copiá-la para outra localização antes de proceder.

Criação de um ponto de restauro

Esta é a opção mais utilizada quando se instala constantemente jogos ou aplicações cujos ficheiros de sistema possam trazer problemas ao Windows. Por isso, pode definir pontos de restauro, para que possa recuperar o sistema para datas anteriores que tenha definido. Por defeito, o Windows 10 cria estes pontos de restauro automaticamente numa base semanal, ou sempre que haja uma alteração como a instalação de novos controladores ou mesmo aplicações.

7 - Entre em Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Segurança e Manutenção e prima em baixo em “Recuperação”. Neste menu vão aparecer opções de restauro ou de recuperação, devendo depois acompanhar os passos descritos pelo assistente.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.