Utilizar as funcionalidades de mensagens das redes sociais é uma das formas de comunicação mais populares. São rápidas, sempre acessíveis e evitam muitas vezes telefonemas desnecessários, tudo isto graças aos sistemas de notificações cada vez mais inteligentes dos smartphones e computadores. Mas há um problema relacionado com as conversas por texto: muitas vezes o tom escrito não corresponde ao que a pessoa está realmente a sentir, e por vezes até pode haver mal-entendidos quando aquela ironia ou sarcasmo não é compreendido.
É nesse sentido que, primeiro os smiles, e depois os emojis, vieram adicionar uma maior personalidade às mensagens. Usar emojis durante as frases completa o estado de espírito do emissor, aligeirando e contextualizando o que se diz. Muitas vezes, e baseado no popular ditado, “um emoji vale mais do que mil palavras”.
Mas o Facebook decidiu recentemente expandir o conceito dos emojis, dando-lhe voz, ou pelo menos sons, resultando nos Soundmojis. Pode optar por fazer sons expressivos, tais como bater palmas, usar sons de grilos (útil para quando não recebe respostas às suas mensagens), tambores e até risos maléficos, apropriados para qualquer ocasião nas conversas de texto. Mas há também clipes de áudio de artistas, assim como séries de televisão ou mesmo de filmes. No fundo são memes e gifs que seguem à boleia do som.
Provavelmente já conhece a funcionalidade e já tentou utilizar, mas não encontrou. Não se preocupe, esta é muito recente e vai sendo adicionada gradualmente aos milhões de utilizadores da rede social. Este tipo de introduções pode demorar algumas semanas entre diferentes utilizadores, mesmo que esteja no mesmo país que outra pessoa que já tenha. Mas para tal, deverá ter a aplicação sempre atualizada, basta consultar as respetivas lojas de apps e verificar se esta tem alguma nova atualização.
Veja na galeria como enviar um Soundmoji:
1 – Deverá dar autorização ao Facebook/Messenger para aceder ao microfone durante o uso da aplicação. Acede às definições do telefone, escolha “Aplicações e notificações”, escolha a app do Messenger da lista, e aceda às suas permissões. Verifique se no Microfone tem o estado “apenas enquanto a app está a ser utilizada” ativa.
2 – Abrir a aplicação Messenger ou aceder ao respetivo símbolo de conversação através do Facebook.
3 – Na caixa de texto, toque no símbolo do smile à direita, para aparecerem diferentes formas de interação, como os efeitos, os stickers, gifs, etc.
4 – Esta é a parte em que acede aos Soundmojis. Se estes já estiverem disponíveis no seu smartphone (pode ainda não ter acesso, mesmo com a app atualizada, o que deverá aguardar mais tempo), vai aparecer um símbolo adicional de um megafone (speaker).
5 – Terá acesso à lista de Soundmojis disponíveis, cerca de 20 sons diferentes que pode selecionar para ouvir primeiro, e depois enviar.
6 – Quando envia o Soundmoji, este vai aparecer na conversa. De notar que o som não é tocado de imediato no destinatário, por uma questão de privacidade do utilizador. O utilizador terá de tocar no respetivo ícone para ouvir o som.
Recorde que a funcionalidade ainda não está disponível a todos os utilizadores, e no caso de não aparecer a opção deve aguardar. O Facebook prometeu que vai continuar a atualizar a biblioteca regularmente com novos efeitos especiais e soundbites famosos. Espera-se ainda que os próprios utilizadores possam criar as suas próprias expressões. A funcionalidade poderá ainda chegar ao WhatsApp e Instagram no futuro, visto que são redes sociais igualmente do Facebook.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários