O Gmail é uma ferramenta de email indispensável no dia a dia de muitos utilizadores, sobretudo na utilização pessoal, para troca de correspondência com familiares e amigos. E como tem uma caixa enorme, de 15 GB, até nos esquecemos que é necessário olhar para certos documentos, vídeos e imagens em anexo, que ocupam espaço. Dá para muito conteúdo ao longo do tempo, mas o espaço não é infinito.

E a menos que deseje receber uma notificação da Google a avisar que está a “pisar o risco” e que deve proceder à limpeza dos emails desnecessários, porque não tomar ação sem a devida pressão imposta? Há várias formas de apagar emails, e como é óbvio, fazer um a um está fora de questão, por isso a Google tem um eficaz sistema de etiquetas, em conjunto com o seu motor de pesquisa que ajuda bastante o processo. E é muito fácil e rápido aumentar o espaço livre. Apenas tem de saber as “palavras mágicas”.

Veja na galeria como limpar facilmente o email:

1 – Para verificar o espaço livre do Gmail, puxe a página totalmente para baixo e verifique no canto inferior esquerdo.

2 – Primeiro verifique a caixa das “promoções”, o local onde o sistema deposita emails de publicidade com assuntos que lhe interessa. Não se trata de uma caixa de spam, porque aqui também caem newsletters que assina, por exemplo, mas ao menos não se misturam com o seu correio normal. Se tiver a certeza que quer apagar todos os mails desta pasta anote esta aba. Mas verifique primeiro o ponto 3.

3 – Para não ter de analisar mail a mail os conteúdos que necessita da pasta “promoções”, experimente filtrar um período, por exemplo, um ano ou mesmo dois anos. Nesse caso, escreva na pesquisa: “category:promotions older_than:1y” e vai notar que todos os mails dentro das promoções com mais de um ano à data de pesquisa vão ser listados.

4 – Selecione todas as mensagens, no quadrado no canto superior esquerdo e se quiser, faça apagar, no ícone do caixote do lixo mesmo lado lado.

5 – Pode aplicar mais filtros, como por exemplo, apagar apenas os emails que têm anexos (attachments). De notar que a seleção apenas agrupa 50 emails, o que é pouco, caso tenha centenas ou milhares de emails nesta categoria para apagar.

6 - Por isso deve selecionar a opção “Select all conversations that match this search”. De notar que muitos utilizadores reportam que neste momento esta opção desapareceu, como um bug, o qual deverá voltar a tentar mais tarde, caso lhe tenha acontecido. Esta opção limpa totalmente os emails filtrados nessa categoria.

7 – Apesar de ter limpo a categoria, agora tem o caixote de lixo cheio e é preciso apagá-lo. O caixote é limpo automaticamente ao fim de 30 dias, mas pode forçar a sua limpeza.

8 – Este é um exemplo de como usar os filtros. Pode pesquisar por assuntos, nomes e fazer associações, sobretudo mantendo um olho sobre os anexos, que são os emails que ocupam mais espaço livre.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.