O calendário do Google pode ser muito útil quando se utiliza as suas ferramentas, seja para registar notas, lembretes ou eventos. A sua sincronização em todos os dispositivos ajuda a manter um olho sobre o que tem para fazer no seu dia-a-dia, mas também programar situações semanais, como treinos ou datas fixas que tem de ter atenção.
Nem sempre é muito intuitivo verificar as atividades e por isso, também existem atalhos rápidos que se calhar não conhece e que podem ser úteis para alternar rapidamente entre a agenda do dia, semana, mês ou mesmo anual.
E sabe adicionar notas especiais às datas? Ou organizar diferentes agendas usando a mesma conta, identificadas com diferentes cores? Neste How To fique a saber algumas dicas interessantes de como tirar melhor partido do Google Calendar.
Veja na galeria as dicas do Google Calendar:
1 – Crie diferentes calendários no Google Calendar
É possível criar diferentes calendários, para que possa separar as tarefas em códigos de cor e ser mais fácil de gerir. Por exemplo, pode criar um calendário só para assuntos profissionais, outro para situações de convívio, familiares ou qualquer outro tema que necessite. O melhor é que pode filtrar, ligando ou desligando os respetivos calendários e aceder à informação de que necessita. Para criar um novo calendário procure na barra esquerda “Os meus calendários” e carregar no botão (+). Aqui pode escolher criar um novo calendário, subscrever ou procurar calendários de interesse. Este último é listado calendários de feriados, desportivos ou mesmo fases da Lua, por exemplo. Não se esqueça de dar nome e escolher a cor a um novo calendário personalizado para se destacar dos restantes.
2 – Partilhar o calendário com outros utilizadores
Nem sempre as atividades são individuais, podem ser partilhadas com familiares, amigos ou colegas de profissão. Por isso, é possível partilhar os calendários com outros utilizadores, desde que tenham contas da Google. Para tal, basta encontrar o calendário que quer partilhar, clicar nos três pontinhos das opções, escolher “Definições e Partilha”. Aqui tem acesso a diversas opções, mas desça a página para baixo até encontrar a opção “Partilhe com uma pessoa específica” e adicione as pessoas que deseja. Os eventos desse calendário passam a estar sincronizados entre os respetivos utilizadores.
3 – Não despreze o poder das notificações
Um calendário ou agenda de pouco servem se os eventos marcados não aviarem o utilizador que estão a acontecer ou melhor, prestes a acontecer. Assim, sempre que marca um evento ou algo que tem mesmo de estar presente ou fazer numa determinada hora ou dia, use (e abuse) das pré-notificações possíveis de programar. Pode começar por colocar um alerta no dia anterior, outro algumas horas antes e depois meia hora, por exemplo, para que mantenha presente o evento em questão.
Para programar os alertas, quando está a preencher o evento, clique em “Adicionar Alerta”. Pode definir os dias antes e horas. E pode adicionar quantos quiser.
4 – Crie uma lista de eventos semanais ou mensais
Para eventos que se repetem todas as semanas, ou mesmo todos os dias, meses ou anos, pode configurar o evento para que o alerte a cada período. A vantagem é que não precisa de estar sempre a definir eventos para situações que faz com regularidade, como por exemplo treinos, reuniões ou, porque não, novos episódios da sua série favorita.
Para adicionar eventos periódicos, quando está a registar o mesmo, clique na opção “Não se repete”, para ter acesso a mais opções, como tornar diário, semanal nesse dia, anual, todos os dias da semana útil ou mesmo personalizar a periodicidade.
5 – Adicione notas aos eventos
Por vezes limitamos a criação de eventos ao título, o que pode levar a esquecermos do que se trata, se este não for explicito. A Google oferece uma área para colocar notas, imagens, anexos (via Google Drive) para que tenha toda a informação de que necessita quando faz a marcação de um evento.
Para acrescentar notas, carregue em baixo no botão “mais opções” ao lado do Save. O editor abre-se e poderá completar a informação que necessite no evento.
6 – Sabe trabalhar com os atalhos?
Quando se utiliza o Google Calendar com frequência, seja a criar eventos ou consultar a agenda, é sempre bom saber atalhos de teclas úteis para filtrar a informação. Conheça alguns deles:
1 ou D – Vista diária
2 ou W – Vista semanal
3 ou M – Vista mensal
6 ou Y – Vista anual
4 ou X – Vista personalizada
5 ou A – Vista por eventos
G – Definir data de visualização
T – Eventos do dia
J e K – Navegar entre os diferentes períodos
C – Criar evento
E – Editar evento
Delete – Apagar o evento
ESC – Voltar à vista do calendário
/ - Aceder à pesquisa
S – Definições
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários