Os smartphones têm cada vez mais capacidade e o alojamento gratuito do serviço Google Fotos incentivam a captar todos os momentos do nosso dia-a-dia, entre os mais especiais ou “banais”. O certo é que muitas vezes tentamos recordar onde uma fotografia foi captada ou em que contexto e se não tivermos o álbum minimamente organizado será complicado reviver esses momentos, sobretudo em imagens mais antigas.
Se tiver uma conta do Google sincronizada com o Fotos, existem algumas ferramentas práticas e automáticas que ajudam a organizar as imagens. Por exemplo, se tiver o sistema de geolocalização ativo para a câmara fotográfica, as imagens são catalogadas nas cidades ou países onde as captou. E até o reconhecimento facial facilita o agrupamento por pessoas ou animais e locais, ajudando a encontrar os momentos desejados.
Mas é bom que tenha algum controlo manual do álbum, criar pastas especiais e dar-lhe contexto através de descrições. E até pode convidar amigos próximos e familiares para esta espécie de rede social fotográfica. E para tornar os momentos ainda mais memoráveis também pode criar álbuns impressos através do serviço da Google. Pode fazê-lo através da versão web do Google Fotos ou pela aplicação do smartphone.
Veja na galeria algumas dicas de como organizar os melhores momentos fotográficos:
1 – Crie pastas temáticas com as fotografias. É fácil esquecer o local ou momento em que captamos uma fotografia, por isso não deixe acumular, crie pastas para organizar as imagens. Na versão browser, no menu da esquerda clique em Albuns e depois na opção “Criar Album” no topo direito do ecrã.
2 – Vai aparecer uma página com o álbum vazio. Terá de dar nome à pasta e adicionar as imagens que desejar ao álbum. Pode adicionar qualquer foto da lista, que aparece por ordem cronológica por defeito, pode pesquisar por nomes ou mesmo, carregar fotografias diretamente do computador.
3 – Durante a seleção, se clicar diretamente numa data da lista, todas as fotografias captadas nesse dia são selecionadas, o que tornará fácil agrupar as imagens.
4- Depois de selecionar o pretendido, clique em “Concluído” no topo direito. A partir daqui pode também partilhar o álbum com os contactos da família. Prima o botão partilhar, no topo à direita e selecione os contactos com que deseja partilhar. Também pode criar um endereço do álbum ou partilhar diretamente nas redes sociais como o Facebook ou Twitter.
5 – Adicione uma descrição ao álbum e uma localização. Se tiver o sistema de geolocalização ativo no smartphone na altura em que captou as imagens, estas serão automaticamente adicionadas. Poderá alterar nas opções. Poderá criar uma descrição individual por fotografia, bastando clicar na imagem.
6 – Pode tornar o seu álbum ainda mais interessante através do serviço de impressão da Google. Pode organizar um álbum, criar uma capa dura e escolher as fotografias que necessita. Pode fazer colagens e adicionar legendas. A plataforma costuma fazer campanhas (como a ainda em vigor do Natal) em que envia para casa com portes gratuitos.
7 – Brinque com as fotos e crie filtros especiais. Para tal basta entrar numa fotografia e carregar no botão Alterar, ao lado da Partilha. Pode escolher diferentes padrões, tais como carregar cores ou transformá-la a preto e branco.
8 – Pode alterar a capa do álbum, escolhendo a sua fotografia favorita para aparecer na listagem geral. Para tal basta entrar no respetivo álbum, clicar nos três pontinhos no canto superior direito e escolher “Definir capa do álbum”. Vão ser listadas todas as imagens do álbum para selecionar a que desejar.
9 – Tirou várias fotos da Ceia do Natal e abertura de prendas? Ou a festa que fez com a família e amigos durante a passagem de ano? Pode fazer uma montagem automática com as fotos selecionadas e criar um vídeo de uma forma simples. Basta escolher a opção Utilitários, no menu da esquerda, em baixo de Albuns e selecionar a opção Animação. A partir daqui basta adicionar as fotos que desejar e gerar a animação.
10 – Outro utilitário que pode escolher é o de colagem. Neste caso selecione a opção Colagem e selecionar as fotografias. O sistema agrupa automaticamente as fotos numa única imagem em forma de mosaico.
11 – Encontrar fotografias pode ser caótico quando se acumulam imagens durante anos. Felizmente o Google Fotos dá uma ajuda. Ao clicar na opção Explorar no menu da esquerda terá acesso a pastas temáticas, geradas automaticamente pelo sistema. Pode encontrar fotos agrupadas por locais, desportos, monumentos, etc. Tem ainda atalhos rápidos para as animações que criou, selfies ou vídeos, por exemplo.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários