O Sticky Notes é uma aplicação útil, permitindo anotar rapidamente informações que não queremos esquecer e tê-las sempre “à mão de semear” no Ambiente de Trabalho. No entanto, os “Post-It” virtuais do Windows têm também um inconveniente: graças à sincronização automática, todas as alterações que fizer a uma nota não podem ser revertidas depois dos novos dados serem gravados.

Imagine: criou uma nova nota no Sticky Notes e usou-a para apontar um número de telefone importante. Entretanto, copiou uma série de informações relevantes para a mesma nota, mas não se apercebeu que acabou por eliminar o contacto que lá estava. No dia seguinte, dá conta que o número já não está lá e que nem o clássico “CTRL + Z” o consegue salvar.

Nem tudo está perdido e há forma de recuperar os dados, se bem que o processo varia consoante a versão do Windows 10 que está a utilizar. É também possível recuperar as notas que eliminou recentemente do Sticky Notes e explicamos como pode fazê-lo.

Clique nas imagens para saber como recuperar informações perdidas nas versões mais recentes do Windows 10

Quer recuperar uma informação perdida numa nota? Siga os seguintes passos se tem uma versão do Windows 10 superior à 1511:

1 – Se a sua versão do Windows 10 é mais recente, tal como aquela que estamos a usar, pressione as teclas Windows e R. Copie para a caixa de pesquisa o seguinte endereço: %localappdata%\Packages\Microsoft.MicrosoftStickyNotes_8wekyb3d8bbwe\LocalState.

2 – Clique no ficheiro “plum.sqlite”.

3 - Aparecerá um pop-up que lhe pergunta qual é o programa que quer usar para abri-lo. Escolha “Mais aplicações” e, de seguida, “Bloco de Notas”.

4 – Ao abri-lo verá um extenso ficheiro, repleto de informações que à primeira vista podem não fazer muito sentido. A partir daqui, pode optar por percorrê-lo até encontrar os dados que tinha perdido, ou então, pressionar as teclas CTRL + F para localizá-los mais rapidamente.

Confira os seguintes passos se tem uma versão mais antiga do Windows 10:

1 – Em primeiro lugar, deve tornar os ficheiros ocultos do Explorador do Windows visíveis. Na barra de ferramentas no topo da página, clique no separador “Ver”. À direita, na secção “Mostar/Ocultar”, assinale a opção “Itens Ocultos”.

2 - De seguida, pressione as teclas Windows e R. Copie para a caixa de pesquisa e adapte o seguinte endereço: C:\Utilizadores\<nome de utilizador>\AppData\Roaming\Microsoft\Sticky Notes”.

3 - Verá um ficheiro chamado “StickyNotes.snt”. Abra-o com o Bloco de Notas e percorra-lo até encontrar os dados que tinha perdido, ou então, pressione as teclas CTRL + F para localizá-lo mais rapidamente.

Quer recuperar uma nota que apagou recentemente? Clique nas imagens para saber como pode fazê-lo 

Siga os seguintes passos:

1 – Se a nota foi apagada há menos de 30 dias, há a possibilidade de recuperá-la através da versão online do Outlook. Aceda à sua conta e vá ao separador “Itens Eliminados”.

2 – Aí verá a nota que apagou. Para recuperá-la, assinale-a na lista de itens e, de seguida, clique em “Restaurar” no topo da página.

3 – Volte à aplicação do Sticky Notes. Clique no ícone com três pontos horizontais e selecione a Lista de Notas.

4 – Ao percorrer a Lista de Notas, verá a nota que restaurou.

5 - Caso ainda não tenha aparecido, clique no ícone com a roda dentada, e escolha a opção “Sincronizar agora”.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.