Não chegavam as chamadas de marketing ou das operadoras de telecomunicações a tentar converter clientes para os seus serviços, como também se recebe agora com tentativas de phishing através de bots. Nenhuma chamada em si representa um perigo, desde que nunca forneça dados pessoais.

Mas sabendo que existe um número válido deste lado, cresce o potencial do envio de mensagens de phishing e isso sim pode ser bastante perigoso caso cometa o erro de clicar nos links para websites enviados. Estas podem estar disfarçadas em multas para pagar ou entregas de encomendas. Nesse caso, o TEK preparou um guia para lidar com as mensagens de phishing.

De recordar que no caso do marketing, o envio de mensagens de spam de marketing ou no caso de telefonemas para pessoas singulares têm regulamento. Neste caso, se não tiver dado consentimento prévio este tipo de spam de marketing as multas podem chegar aos 25 mil euros quando praticado por pessoa singular ou até 5 milhões de euros quando praticado por pessoa coletiva, como explica a Anacom.

Existem formas de se precaver contra o spam, nomeadamente fazer pedidos de remoção de dados às empresas que ligam com frequência. A PSP partilhou algumas dicas importantes com exemplos de minutas para os pedidos de remoção.

Conheça algumas dicas para diminuir o spam telefónico.

1 – Faça o pedido de remoção de dados à empresa

Para fazer o pedido de remoção de dados à empresa e dessa forma sair fora da lista de marketing, tudo o que tem de fazer é enviar um email à mesma. No assunto coloque “Pedido de Remoção de Dados”. E escreva o segundo texto no corpo do mail:

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar a remoção imediata do meu número de telefone [colocar número] da vossa base de dados utilizada para campanhas publicitárias ou contactos com fins de marketing.

Nunca autorizei expressamente o tratamento dos meus dados pessoais para este fim, ou, caso tenha autorizado, retiro agora esse consentimento, nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Solicito ainda que me seja confirmada por escrito a remoção dos meus dados, bem como a origem da recolha dos mesmos.

Com os melhores cumprimentos,

[O seu nome completo]

[Email ou contacto, se desejar resposta]

[Data]

2 – Caso as chamadas dessa empresa persistam pode fazer um contacto à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD)

Encontre no website oficial da CNPD o formulário para fazer queixa da empresa que continua a fazer chamadas de spam ou a enviar mensagens de publicidade não solicitada. Também pode contactar a Comissão via email (geral@cnpd.pt) e escrever no assunto “Queixa por contacto publicitário não autorizado”. Escreva a segunda mensagem:

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar queixa por violação do disposto no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), no que respeita à utilização indevida dos meus dados pessoais para fins de marketing direto.

Tenho recebido contactos telefónicos de natureza publicitária do(s) número(s) [colocar os números], sem que alguma vez tenha dado o meu consentimento para tal.

No dia [colocar data], solicitei à entidade responsável a remoção dos meus dados, o que não foi respeitado, tendo os contactos continuado.

Solicito, assim, a intervenção dessa Comissão no sentido de averiguar a legalidade do tratamento dos meus dados pessoais por parte da(s) entidade(s) referida(s).

Em anexo, junto prova documental do sucedido (registos de chamadas, emails, etc.).

Com os melhores cumprimentos,

[O seu nome completo]

[N.º de telefone afetado]

[Email de contacto]

[Morada (opcional)]

[Data]

3 – Assine a minuta da lista de oposição ao merketing direto da AMD

A Associação Portuguesa de Marketing Direto e Digital (AMD) também disponibiliza uma minuta de requerimento de registo na Lista de Oposição para deixar de receber publicidade e spam não solicitado. Deverá exprimir-se por escrito e em nome pessoal se se opõe em receber a publicidade por escrito ou telefone e ambas. Pode aceder à minuta no website oficial.

4 – Chamadas de spam silenciosas, automáticas ou com operador? Não desligue logo

É tentador desligar de imediato uma chamada desconhecida em que não conhece o número ou do outro lado apenas tem silêncio. Quando desliga a chamada, os sistemas automáticos como bots que fazem a chamada podem interpretar o ato como de indisponibilidade temporária e voltar a incomodar mais tarde.

Caso seja uma chamada com um operador, diga apenas, de forma educada para retirar o contacto da lista e que não está interessado nos serviços. O importante é nunca fornecer dados pessoais, pois as chamadas podem ser falsas para efeitos de phishing.

5 – Verifique o número de origem do remetente no Ligaram-me.pt

Ligaram-me.pt é mais um projeto nacional criado para combater esse spam, listando os números identificados como telemarketing ou de empresas que tentam vender os seus produtos de forma agressiva. O projeto assenta na própria comunidade de utilizadores que podem contribuir com comentários e na identificação dos números das chamadas recebidas.

Vai saber quem está a ligar, uma vez que as informações são partilhadas e através do indicativo de onde é feita a chamada. O website lista os números mais assinalados, tornando-se fácil encontrar a origem de alguma chamada desconhecida que tenha decidido não atender.

Caso tenha identificado uma chamada como spam ou de origem indesejada pode ajudar a comunidade a reportar o número através de um pequeno formulário onde pode escrever o nome, o tipo de comunicação e outros dados.

6 – Verifique os mecanismos de bloqueio de chamadas spam dos smartphones

Para não ter que se aborrecer com estas chamadas, a Google tem mecanismos no sistema operativo Android que ajudam a aliviar as chamadas recebidas. Além de as identificar como spam, o que alivia logo a nossa tentação de atender e ser incomodado, também pode ativar as funções para que o equipamento nem as mostre enquanto as recebe. É muito fácil ativar essas opções sempre úteis.

Se alguém fora da lista de contactos lhe telefona, esse número de telefone é enviado para a tecnológica para ajudar a identificar o registo empresarial da mesma ou determinar se a chamada é spam. Pode ativar a proteção de spam das chamadas neste How to preparado pelo TEK.