O novo Android Pie já está oficialmente disponível. A versão 9.0 do sistema operativo móvel da Google foi lançada no início desta semana e traz consigo, como não poderia deixar de ser, um conjunto de novidades que prometem melhorar a utilização do seu equipamento.

O básico está na ponta da língua de todos desde o início. Todos sabemos que o desenvolvimento de um novo OS é sinónimo de um novo design, mais inteligência e automação e, neste caso em concreto, sabemos também que significa a introdução de um conjunto de ferramentas que vão promover o bem estar digital, tal como a tecnológica norte-americana anunciou por alturas do último Google I/O. Adicionalmente, sublinha-se também a introdução de um sistema de gestão inteligente de bateria, que adapta os seus padrões de utilização para restringir a quantidade de energia que é disponibilizada às aplicações menos usadas.

No entanto, por detrás de todas estas novidades, esconde-se um conjunto extra de funcionalidades que passaram despercebidas à maior parte do público e da imprensa especializada. E é com o intuito de lhe dar a conhecer essa dimensão do Android Pie que lhe trazemos uma lista de 10 funcionalidades menos populares que vão chegar ao seu smartphone assim que concretizar a atualização do sistema.

Emparelhamento múltiplo

Uma dessas funcionalidades consiste no suporte para emparelhamento múltiplo. Por outras palavras, isto significa que com o Android Pie, o seu telefone poderá ser emparelhado com até cinco colunas Bluetooth em simultâneo, o que lhe permitirá dar música a várias divisões da casa apenas com um telefone.

Novo modo de segurança inutiliza os sensores biométricos

tek lockdown

O novo Lockdown Mode é um modo de segurança que pode ser ativado manualmente pelo utilizador. Uma vez ligado, o sistema passa automaticamente para o ecrã de bloqueio, esconde todas as notificações recebidas e exige uma password ou padrão para desbloquear o smartphone. Neste modo, importa também dizer que todos métodos biométricos de desbloqueio são automaticamente desativados.

Memória para o detalhe

Em adição, importa também dizer que o Android Pie tem uma memória mais aguçada para o detalhe. Com este OS, o seu telefone vai recordar-se do volume que tinha selecionado numa coluna Bluetooth da última vez que a emparelhou com o seu equipamento. Assim, sempre que a ligar novamente, o áudio é recuperado no volume em que o deixou.

A rotação da imagem foi descomplicada

Outra das novidades prende-se com um botão de rotação de imagem que surge apenas quando precisa dele. Com esta versão, se tiver a rotação automática desativada, o Android vai mostrar-lhe um botão específico que permite mudar a orientação do display de forma instantânea quando tal for adequado à tarefa que está a desempenhar no smartphone.

tek rotação

Sempre que estiver a utilizar uma aplicação em modo horizontal, o sistema vai destacar este botão nas teclas virtuais de navegação.

Mais controlo sob as notificações

No domínio da gestão de notificações, a Google implementou um novo sistema que lhe dá um resumo das aplicações que mais notificações enviam. Nesta nova página vai ser possível analisar quais as notificações mais inúteis e quais as apps que o incomodam em alturas menos apropriadas.

Lupa para auxiliar o copy + paste

tek lupa

Agora, sempre que quiser copiar e colar texto, vai ter a ajuda de uma pequena lupa, que vai surgir logo acima do texto que estiver a tentar copiar. A tarefa requer precisão, e a Google sabe disso.

Desativação instantânea de notificações indesejadas

Em adição, a Google criou também uma opção que lhe permite desativar instantaneamente as notificações que dispensa com mais frequência. Se o sistema detetar que não presta particular atenção a um tipo específico de notificação, então ser-lhe-á perguntado se pretende desligar o acesso da app em questão às notificações do seu telefone.

Hotspot móvel desliga-se automaticamente se ninguém o estiver a utilizar

Uma outra adição inteligente diz respeito ao hotspot móvel, que se vai desligar automaticamente se nenhum equipamento estiver conectado à rede. Esta definição está ativada de raíz, mas pode ser desligada nas definições.

tek android

Novo menu de acessibilidade

À semelhança do iOS, o Android 9.0 vai também introduzir a possibilidade de ativar um novo menu de acessibilidade (como lhe chama a Google), que vai deixar algumas funcionalidades (screenshots, definições, brilho) e aplicações (Google Assistant) à "mão de semear".

tek menu android 9

Menos lag com auriculares Bluetooth

Por último, destacamos uma nova funcionalidade que vai diminuir o lag no áudio quando está a utilizar auriculares Bluetooth. Se tiver um par com esta mesma funcionalidade, o acessório vai comunicar com o seu smartphone a quantidade de delay que está a ser causado, e o Android vai usar essa informação para sincronizar o som com uns truques de software. Note que é necessário que os seus auriculares suportem este sistema para este funcionar na perfeição, o que significa que os novos Pixel Buds da Google poderão também estar equipados com esta funcionalidade.

Esta lista foi inicialmente concebida pelo The Verge.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.