O Android 13 foi lançado em agosto do ano passado, chegando primeiro aos smartphones Pixel da Google e, mais tarde, a equipamentos de outras marcas. Agora, novos dados dão a conhecer que, cinco meses após o lançamento, a mais recente versão do sistema operativo está instalada em apenas 5% dos equipamentos.

De acordo com dados da plataforma Android Studio da Google, os equipamentos com Android 12 e Android 12L correspondem a 18,9% do total. Ainda em agosto do ano passado, a última vez em que a plataforma divulgou dados sobre a adoção das diferentes versões do sistema operativo, este valor situava-se nos 13,5%.

Android 13: Nova versão do sistema operativo da Google está instalada em 5% dos smartphones
fonte: Android Studio (via 9to5Google)

A informação partilhada permite verificar que os equipamentos com o Android 11 e Android 10 correspondem a 24,4% e a 19,5% do total, respetivamente. No que respeita às versões mais “antigas” do sistema operativo da Google, o Android 9 (Pie) está presente em 13,2% dos dispositivos.

Já os equipamentos com o Android 8 (Oreo) instalado correspondem a 9,5% do total. Segue-se o Android 7 (Nougat), que prefaz 3,7% do total de dispositivos; o Android 6 (Marshmellow), com 2,8%; o Android 5 (Lollipop), com 2,1%; e, por fim, o Android 4 (KitKat), com apenas 0,7%.

Como aponta website 9to5Google, embora a plataforma não indique em que métricas se baseiam estes dados, em ocasiões anteriores, na altura em que a informação era divulgada no website oficial da Google, a mesma baseava-se no número de equipamentos Android que acediam à Play Store durante uma semana.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.