A poucos meses de celebrar a primeira década do sistema operativo móvel mais popular da atualidade, a Google anuncia o lançamento de novas funcionalidades para o Android Oreo (Go Edition) e para o Android One.

O primeiro, que é largamente utilizado em países onde a tecnologia e a internet não são bens garantidos, foi anunciado em 2017 e foi especificamente desenvolvido a pensar em equipamentos móveis com 1GB (ou menos) de memória RAM. Neste segmento, e apesar das condicionantes técnicas, a Google explica que é essencial fornecer a melhor experiência possível, uma vez que os seus utilizadores têm nos seus telefones o único ponto de comunicação com a internet.

Com esse objetivo em mente, a empresa desenvolveu versões leves de várias das suas aplicações que, a partir da próxima semana, vão chegar aos utilizadores deste OS. Do leque de apps contam-se o Gmail, o YouTube, o Google Maps e até o mais complexo Google Assistant. Todos estes programas são compatíveis com ligações de velocidade reduzida.

tek android go

Este compromisso com a comunidade, que se estende a um segmento onde não enfrenta concorrência praticamente nenhuma, permite-lhe alcançar números impressionantes no que toca à utilização do seu sistema. Atualmente, o Android está presente em 2 mil milhões de equipamentos móveis ativos que envergam o selo de qualidade de mais de 1.300 marcas em todo o mundo.

Por outro lado, a amplitude e a cobertura transversal da marca cria um problema de fragmentação que pode diversificar experiências pelos mais diversos padrões de qualidade. O Android One é uma resposta a essa mesma fragilidade.

Qual é a sua versão de Android? Nougat é a mais utilizada
Qual é a sua versão de Android? Nougat é a mais utilizada
Ver artigo

Esta linha de telefones é constituída apenas por equipamentos que oferecem experiências puras de Android, com atualizações frequentes e pontuais que ajustam o software sem a influência das adaptações que as fabricantes aplicam nestes conteúdos. No Mobile World Congress a Google espera anunciar novidades sobre este programa que se tem vindo a desenvolver em parceria com algumas das maiores produtoras de smartphones do mundo.

A tecnológica de Mountain View antecede assim a presença do seu OS móvel em mais uma edição do MWC, que é uma das maiores feiras de smartphones do mundo. O TEK vai marcar presença no certame e trazer-lhe as maiores novidades em primeira mão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.