Um dos maiores problemas apontados ao ecossistema Android reside na fragmentação do lançamento de atualizações. Com centenas de marcas a operar neste segmento, as últimas versões do sistema operativo (SO) sofrem, regra geral, com as adaptações que cada uma das empresas faz ao software antes de o disponibilizar no mercado. O panorama já foi mais negro, mas apesar das melhorias, ainda existe algum caminho a percorrer.

De acordo com o último relatório da Google, referente à quota de mercado de cada uma das versões do SO, o Nougat é a versão mais utilizada do momento, encontrando-se em 28,5% dos equipamentos Android em funcionamento. Note que o lançamento desta versão deu-se no verão de 2016.

Apesar de a transição não ter sido particularmente acelerada, o processo foi mais rápido do que na anterior atualização, da versão Lollipop para Marshmallow.

tek android

A versão Oreo, que é a mais recente de todo o ecossistema, só conta com 1% de quota. A atualização chegou ao mercado no passado outono, mas os flagships Android mais mediáticos só vão chegar ao mercado com o SO de raíz a partir do próximo mês de março, com a estreia do novo Galaxy S9.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.