A Google pretende introduzir um novo sistema de mensagens instantâneas de raiz no sistema operativo Android. Chama-se Chat e vai ser integrado na sua aplicação Android Messages, sistema que a tecnológica tem vindo a tentar melhorar há anos, mas perdido terreno para o seu concorrente iMessage incluído nos dispositivos iOS. O novo sistema pretende fundir o envio de mensagens SMS, MMS e RCS (Rich Communication Services), um sistema universal com opções avançadas na comunicação escrita entre smartphones.

O facto dos sistemas Android ainda não terem um sistema simples e integrado como o iMessage, leva os utilizadores a dispersarem-se nas diversas soluções de comunicação, tais como o WhatsApp e Messaging do Facebook. Uma das novidades introduzidas pelo Chat é o envio das mensagens através de dados, invés de gastar SMS do seu plano de comunicações.

Tal como o iMessage, quando um utilizador envia uma mensagem, se o destinatário tiver um dispositivo compatível com RCS, recebe a mesma com todas as opções e formatações (gifs, stickers, interações, etc.), mas caso contrário, receberá apenas uma mensagem SMS com o texto.

Segundo adianta o Verge, esta mudança de estratégia levou a Google a meter em pausa o trabalho na aplicação Allo, também focada na comunicação por messaging, alocando os seus engenheiros para a introdução do Chat no Android Messages. A Google refere que está a trabalhar no suporte aos sistemas de mensagens RCS há alguns anos, mas para o Chat funcionar, terá de ter o suporte das operadoras de comunicações. Para já a telefónica americana Sprint já está pronta para receber dispositivos Android compatíveis, e a T-Mobile será para breve, faltando uma previsão da Verizon e AT&T para alavancar a tecnologia.

A Google refere ainda que o sistema Chat não será encriptado, pois seguirá as mesmas regras legais aplicados aos SMS, significando que não será tão seguro como o iMessage, segundo o Verge.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.