Já havia rumores de que não haveria atualização do Android 15 para os dispositivos Google Pixel suportados em setembro, como costuma ser habitual, e a informação acabou por ser, entretanto, discretamente confirmada pela Google, através de uma mensagem de alerta enviada aos beta testers, onde se lê que a versão Android 15 será lançada em outubro.

O adiamento do lançamento da atualização do Android 15 para equipamentos Pixel visa dar tempo para melhorar a estabilidade do sistema operativo, aponta a publicação Android Authority, citando fontes não identificadas.

Android 15 - mensagem
Android 15 - mensagem créditos: Android Authority

Na prática, a Google alterou as notas de lançamento da atualização do “Android Beta Exit”, enviadas para os equipamentos dos utilizadores que optam por sair do programa beta do Android. A nota avisa os utilizadores que preferem aguardar pela atualização estável do Android 15 para “ignorar [o downgrade] OTA até que o Android 15 esteja disponível em outubro”.

Embora a Google não tenha explicitamente confirmado o adiamento, esta nota de lançamento, recebida pelos beta testers, é necessária, diz a Android Authority. De outro modo, aqueles que optassem por sair do programa beta ficariam confusos, pois ainda teriam de esperar várias semanas pelo lançamento da atualização estável. Com aquela mensagem, os utilizadores que optaram por sair do programa terão uma noção geral de por “quanto tempo terão de continuar a ignorar o downgrade OTA do Android 14”.

Entretanto, os programadores independentes da plataforma Android só têm de esperar até à próxima semana para o lançamento do código-fonte do Android 15, “o que significa que pode haver um intervalo de 30 dias ou até mais entre a disponibilização do código-fonte e a atualização do OTA Pixel”, avança o mesmo blog.

O código-fonte permitirá que os programadores da plataforma Android criar versões modificadas do Android 15. Os principais Original Equipment Manufacturer (OEM) já tiveram acesso ao código-fonte do Android 15, para poderem criar versões modificadas do Android 15 para os seus próprios equipamentos.

O Android 15 será enviado para muitos dos dispositivos Google Pixel: 6, 6 Pro, 6a, 7, 7 Pro, 7a, Tablet, Fold, 8, 8 Pro, 8a, 9, 9 Pro, 9, 9 Pro XL, 9 Pro Fold.

O programa beta do Android 15 QPR1 arrancou na semana passada, antecipando o Pixel Drop de dezembro de 2024. As atualizações do sistema operativo da Google ocorrem trimestralmente. O lançamento do Android 15 é uma grande atualização do sistema operativo. A esta seguem-se a cada três meses as atualizações QPR1, QPR2 e QPR3. Os betas testes QPR são mais estáveis do que as pré-visualizações para programadores e são frequentemente adequados para utilização geral.