A Apple prepara-se para apresentar uma versão completamente renovada da Siri, desta vez alimentada pela tecnologia Gemini da Google. De acordo com informações avançadas por Mark Gurman da Bloomberg, a gigante de Cupertino planeia fazer demonstrações das novas capacidades da assistente virtual na segunda metade de fevereiro.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Esta revelação surge na sequência da parceria recentemente anunciada entre a Apple e a Google, que promete elevar as funcionalidades de inteligência artificial (IA) dos dispositivos da marca da maçã. A nova Siri, que internamente é conhecida pelo nome de código "Campos", representará uma mudança radical na forma como a assistente interage com os utilizadores.

Segundo os relatos, a Siri renovada irá comportar-se mais como um chatbot de IA avançado, aproximando-se da experiência oferecida por ferramentas como o ChatGPT da OpenAI, ou o Claude da Anthropic. Esta abordagem marca uma evolução significativa face ao modelo atual da assistente, que tem sido frequentemente criticado pela falta de evolução e pelas suas limitações.

Apple prepara-se para transformar a Siri num chatbot de IA com o iOS 27
Apple prepara-se para transformar a Siri num chatbot de IA com o iOS 27
Ver artigo

A Apple tinha originalmente anunciado o lançamento de uma nova geração da Siri durante a conferência WWDC 2024, mas os planos foram sofrendo sucessivos atrasos. Só agora, após a assinatura da parceria com a Google, para o uso da tecnologia Gemini como base, a empresa parece finalmente preparada para concretizar essa promessa.

Segundo a Bloomberg, as demonstrações da nova Siri estão previstas para a segunda metade de fevereiro, estando prevista já a sua integração na nova versão do sistema operativo para dispositivos móveis, o iOS 26.4. Este deverá ser disponibilizado na sua fase de testes beta também durante o mês de fevereiro. O lançamento público desta atualização está agendado para o final de março ou início de abril.

No entanto, a apresentação oficial e completa da assistente renovada acontecerá apenas na conferência anual de desenvolvedores da Apple, que está marcada para o verão. Será nessa altura que a empresa irá revelará todos os detalhes sobre as funcionalidades da nova Siri, assim como todas as capacidades da tecnologia Apple Intelligence, que serão alimentadas pelo Gemini.

Apesar da disponibilização antecipada, o lançamento definitivo só ocorrerá com o lançamento da nova geração do sistema operativo da Apple, o iOS 27, iPadOS 27 e o macOS 27. Estes, por sua vez, deverão ser lançados em versão beta durante o verão, estando prevista a chegada da versão oficial só no outono de 2026.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.