Para quem está em regime de teletrabalho, nem sempre é fácil conciliar os momentos de trabalho com os de lazer: há mil e uma tarefas para fazer e distrações que acabam por ter um impacto negativo na produtividade. A Focus To-Do é uma aplicação que promete ajudar os utilizadores a cumprir todas as tarefas diárias e a encontrar um equilíbrio saudável.

A aplicação recorre à técnica de aumento de produtividade criada por Francesco Cirillo no final dos anos 80. O método é simples, mas requer alguma atenção às horas. A técnica divide o tempo que alguém leva a fazer uma tarefa em intervalos de 25 minutos, ou em pomodoros. Ao fim de cada um, o utilizador pode fazer uma curta pausa de 5 minutos. No final de 4 pomodoros, está na altura de fazer uma pausa mais prolongada, geralmente entre 15 a 30 minutos.

A aplicação permite criar uma lista com todas as tarefas que o utilizador tem para fazer. Ao escolher um item da lista, a aplicação começa a contar o tempo em pomodoros. Caso não consiga acabar a tarefa em mãos, o utilizador pode sempre voltar ao início. Para poder verificar o progresso ao longo do tempo, a Focus To-Do disponibiliza também estatísticas diárias, semanais e até mensais.

A Focus To-Do é grátis, mas se quiser mesmo por o “pro” em produtividade, poderá aderir ao serviço premium por cerca de 2 euros, o qual conta com funcionalidades exclusivas. A aplicação está disponível para Android, na Play Store, para iOS, na App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.