A Viva Wallet anunciou um novo serviço de pagamentos sem contacto para comerciantes, que recorre ao smartphone dos lojistas para receber os pagamentos dos clientes. O Tap on Phone funciona a partir de uma aplicação móvel, disponível para Android (e que nos últimos meses esteve em testes), e permite converter o smartphone num terminal de pagamento sem contacto e com PIN. 

A empresa explica que a grande vantagem do serviço é estar disponível para qualquer comerciante, independente da dimensão, porque não acarreta custos mensais com terminais nem instalação de equipamentos (apenas da app), facilitando o pagamento de compras em mobilidade. 

Para poder usar a aplicação é necessário ter um smartphone com sistema operativo Android e suporte para a tecnologia NFC, que vai ser usada para realizar a operação de pagamento sem contacto. É ainda necessário descarregar a aplicação Viva Wallet POS

A solução é compatível com “qualquer cartão ou wallet digital” assegura a empresa, que dá os exemplos de cartões Visa ou Mastercard ou das carteiras digitais Apple Pay ou Google Play. 

Na prática, o pagamento concretiza-se com a aproximação do cartão de pagamento ou do dispositivo eletrónico onde está instalada a carteira digital, ao smartphone do lojista. Compra realizada, o recibo segue para o cliente por email ou SMS.

A Viva Wallet assegura que a solução não tem comissões de aceitação, explica que inclui uma conta gratuita com IBAN em português e um cartão de débito digital também gratuito, para despesas empresariais. Detalha ainda, numa nota de imprensa, que garante “uma integração sem falhas com aplicações de pedidos, sistemas de faturação” e outros.

A Viva Wallet disponibiliza serviços de pagamentos em 23 países europeus.