Dar aos utilizadores mais controlo sobre a sua informação nas aplicações é o objetivo da mais recente política de eliminação de dados da Play Store da Google. De acordo com a gigante de Mountain View, a novidade enquadra-se numa série de iniciativas, focadas na segurança e privacidade, que pretende implementar na sua loja digital.

A Google explica que, em breve, os developers que têm aplicações que permitam a criação de contas vão ter de disponibilizar aos utilizadores a opção de eliminar os seus dados, assim como as próprias contas, tanto na aplicação como online.

No blog oficial dos developers para Android, Bethel Otuteye, Senior Director, Android App Safety, detalha que este requisito, que vai estar ligado ao formulário de segurança de dados que os programadores precisam de preencher, assume um papel importante, permitindo que um utilizador elimine a sua conta e informação sem ter de reinstalar uma app.

A nova política estabelece que, quando um developer recebe um pedido para eliminar uma conta, também deverá eliminar os dados que estão associados. Já no caso dos developers que precisam de manter certos tipos de dados por motivos legítimos, como aqueles que se relacionam com a segurança, prevenção de fraudes ou questões regulatórias, esta prática necessita de ser claramente explicada.

Numa primeira fase, os programadores de aplicações para a Play Store terão de responder, até 7 de dezembro, a questões sobre a exclusão de informação no formulário de segurança de dados.

Já no início do próximo ano será possível ver as alterações na loja digital da Google, incluindo um novo selo de eliminação de dados e uma área dedicada à eliminação de informação. Os developers que precisem de mais tempo para cumprir a nova política podem pedir um adiamento até 31 de maio do próximo ano.