Viver com esclerose múltipla (EM) pode ser um desafio, com possíveis impactos no doente, como na fala ou locomoção. Mas há uma app que quer ajudar as pessoas que têm esta doença crónica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central, como também os seus familiares e cuidadores.
Lançada pela empresa de biotecnologia Biogen em Portugal, a aplicação tem como principal recurso o diário pessoal. Trata-se de uma ferramenta que permite ao utilizador acompanhar, nomeadamente, o seu estado de saúde, sintomas e níveis de fadiga. Estas e outras informações podem ser partilhadas com profissionais de saúde.
Com o diário pessoal, qualquer pessoa pode adicionar lembretes relacionados com a medicação e a marcação de consultas e exames. Mas através da app é também possível falar através de um chat com uma equipa de enfermeiros, que podem responder a dúvidas do utilizador sobre a doença.
A app Cleo partilha também artigos e histórias de pessoas com EM, com recomendações para o dia-a-dia dos doentes. Para os ajudar, estão ainda disponíveis informações sobre programas de saúde e bem-estar, que incluem mindfulness e, em breve, planos de exercício físico e nutrição validados por profissionais.
Já disponível em países como os Estados Unidos da América, França, Espanha e Itália, a app Cleo chega agora a Portugal. Como objetivo, pretende-se ajudar 1.000 utilizadores até ao final de 2021.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários