São utilizadores do Android e ficaram entusiasmados com todas as novidades que a versão 5.0, também conhecida como Lollipop, vai trazer? Mas o entusiasmo ainda não é total pois não sabem se o telemóvel que têm vai receber o software? O Engadget e o International Business Times fizeram um trabalho de compilação e até agora estes são os equipamentos que já têm confirmada a chegada do novo Android:



- Nexus 4

- Nexus 5

- Nexus 7

- Nexus 10

- Smartphones do programa Android One

- Smartphones Google Play Edition

- Motorola Moto E

- Motorola Moto G

- Motorola Moto X

- Tablet Nvidia Shield

- Toda a linha Sony Xperia Z

- HTC One M7

- HTC One M8

- HTC One Mini

- HTC One Mini 2



Marcas como a Samsung, a LG e a Huawei ainda não se comprometeram com equipamentos. Nem com datas, mas isso é algo ao qual as fabricantes já habituaram os utilizadores. No entanto tanto a Samsung como a Huawei já mostraram imagens de que estão a trabalhar com a nova versão do sistema operativo.



Sabe-se ainda que o Nexus 7 e 10 vão receber o novo Android a 3 de novembro, sendo que aos restantes equipamentos da responsabilidade da Google deve chegar ainda no decorrer desse mês.



Já a Sony fala em atualizações que só deverão acontecer em 2015.



Mas com a chegada de uma nova versão do sistema operativo móvel da Google, chega mais um desafio para a tecnológica: fazer com que a taxa de adoção do novo Android seja melhor do que a registada em versões anteriores. E evitar que esta versão venha contribuir para uma ainda maior fragmentação do ecosssitema.



A “bola” está agora do lado dos fabricantes, com a Sony a assumir a maior responsabilidade e a confirmar a disponibilização do Lollipop para mais de dez equipamentos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.