Embora os primeiros 12 lugares do DxOMark sejam dominados exclusivamente por equipamentos Android, o ex vice-presidente da Google considera que o sistema operativo da gigante de Mountain View retira qualidade às câmaras dos telemóveis que equipa.

De acordo com Vic Gundotra, antigo responsável pelo departamento móvel da empresa, a Apple tem um modo de retrato "excelente". O norte-americano fez este apontamento numa publicação, na sua página de Facebook, onde anexou duas fotografias dos seus filhos.

"Deixei a minha câmara profissional em casa e tirei estas fotografias durante o jantar com o meu iPhone 7, utilizando fotografia computacional", escreve. "É difícil não classificar estes resultados (num restaurante, captados com um smartphone, sem flash) como excelentes".

A opinião de Gundotra não foi unânime, ou não fosse a rivalidade entre utilizadores de iOS e Android uma das maiores desta geração, e os internautas apressaram-se a contra-argumentar. "O Samsung S8 faz um trabalho ainda melhor do que o iPhone 7", podia ler-se num dos comentários.

Gundotra respondeu com uma opinião ainda mais vincada: "Eu nunca usaria um smartphone Android para fotografar".

A explicação foi dada logo a seguir:

tek vic gundotra

A opinião de Gundotra não só foi contestada pelos seus seguidores, como é contrariada pela crítica e pelos próprios padrões de qualidade da indústria. De acordo com o DxOMark, um avaliador qualitativo de câmaras móveis, o melhor telefone para fotografar neste momento é o HTC U11, que surge no topo da lista com uma pontuação de 90. O segundo é o Google Pixel e, em terceiro, com 88 pontos, existem quatro smartphones: o HTC 10, o Samsung Galaxy S8, o Samsung Galaxy S7 Edge e o Sony Xperia X Performance. O primeiro iPhone a surgir neste indicador é o 7/7 Plus, na 13ª posição, com 86 pontos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.