A Google prepara-se para facilitar a interação com o seu assistente pessoal num conjunto de tarefas, com uma nova funcionalidade que vai dispensar as expressões “Ok, Google” ou “Hey Google” antes de começar a ditar comandos. 

A opção Quick Phrases deve passar a integrar o Android até final do ano. Não há confirmação da Google, mas o facto de já ter começado a surgir em alguns equipamentos, como reportou a XDA Developers, faz supor um lançamento alargado para breve. Há mais de uma dezena de comandos onde pode ser usada. 

O site 9to5Google, que no início do mês tinha descoberto detalhes sobre a funcionalidade analisando o código de uma app submetida pela empresa no Google Play, avança agora mais alguns detalhes. 

Clique nas imagens para mais detalhes 

A opção de interagir com o assistente do Android vai ser mais limitada em smartphones que em dispositivos domésticos, como os altifalantes inteligentes. Aparentemente, no smartphone as opções serão, para já, a possibilidade de fazer parar o despertador, atender ou rejeitar uma chamada, usando apenas uma palavra e sem precisar de “acordar” primeiro o assistente. 

Há novos detalhes sobre a funcionalidade que vai mudar a forma de comunicar com o Google Assistant
Há novos detalhes sobre a funcionalidade que vai mudar a forma de comunicar com o Google Assistant
Ver artigo

Para os dispositivos domésticos inteligentes, o site já tinha identificado 15 comandos diferentes suportados. Entre eles, a possibilidade de programar e cancelar alarmes; perguntar para que horas está programado o alarme; quanto tempo falta; que horas são; como está o tempo; criar um lembrete; aumentar/baixar o volume; pausar/ligar a música ou saltar esta faixa; ligar ou programar o cronómetro. 

Falta agora perceber se a possibilidade de retirar as expressões que ativam o assistente, antes de dar uma instrução, vão realmente facilitar a interação e perceber em que medida o software está preparado para distinguir um comando de uma palavra dita num diálogo. Para já, sabe-se apenas que a nova opção será ativada manualmente e que cabe ao utilizador decidir para que comandos quer ativá-la. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.