“Mostra foto, ou não aconteceu!” Eis a expressão que mais deve ouvir quando em conversa refere que já esteve num ou outro local mais inacreditável. Em breve vai poder mesmo fazer partidas a amigos ou familiares gravando vídeos ou fotos em “locais que visitou”. Um novo sistema de modificação de fundo vai ser adicionado à aplicação YouTube Stories, a versão da Google da partilha de pequenos momentos semelhantes ao Instagram e Facebook a partir dos smartphones.

A tecnologia permite identificar com clareza os dois níveis de planos dos vídeos, ou seja, consegue identificar o sujeito e o cenário atrás. Desta forma, é possível trocar o fundo para locais exóticos ou aqueles que apenas é possível sonhar com esta funcionalidade.

No modo convencional, é possível fazer o truque recorrendo a fundos de cores neutras, ou chroma keying, rapidamente manipuláveis com qualquer editor de vídeo. O sistema da Google é bem mais prático para o utilizador, ainda que assente em tecnologia bastante complexa que permite transformar o cenário em tempo real diretamente do smartphone. Neste momento a aplicação encontra-se em fase beta, disponível apenas para utilizadores selecionados.

A tecnologia da Google utiliza machine learning através de uma rede neural alimentada por dezenas de milhares de imagens captadas em diferentes poses do sujeito e condições distintas do cenário de fundo. A IA foi treinada para distinguir ao pormenor do pixel os tons de pele, o cabelo, o vidro, os lábios, entre muitos outros elementos presentes nas cenas. As comparações de cruzamento dos dados deram resultados em 98% da qualidade de anotação humana.

google IA google IA

Dependendo da qualidade do dispositivo, mais rápido será o processo, começando pelos habituais 30 frames por segundo nos dispositivos comuns, o Google Pixel 2 debita 40 FPS e mais de 100 FPS em um iPhone 7. Isto significa que a presente geração de smartphones não terá problemas em lidar com esta tecnologia.

Já imaginou que em breve poderá “tirar uma foto na lua”?

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.