“Mostra foto, ou não aconteceu!” Eis a expressão que mais deve ouvir quando em conversa refere que já esteve num ou outro local mais inacreditável. Em breve vai poder mesmo fazer partidas a amigos ou familiares gravando vídeos ou fotos em “locais que visitou”. Um novo sistema de modificação de fundo vai ser adicionado à aplicação YouTube Stories, a versão da Google da partilha de pequenos momentos semelhantes ao Instagram e Facebook a partir dos smartphones.

A tecnologia permite identificar com clareza os dois níveis de planos dos vídeos, ou seja, consegue identificar o sujeito e o cenário atrás. Desta forma, é possível trocar o fundo para locais exóticos ou aqueles que apenas é possível sonhar com esta funcionalidade.

No modo convencional, é possível fazer o truque recorrendo a fundos de cores neutras, ou chroma keying, rapidamente manipuláveis com qualquer editor de vídeo. O sistema da Google é bem mais prático para o utilizador, ainda que assente em tecnologia bastante complexa que permite transformar o cenário em tempo real diretamente do smartphone. Neste momento a aplicação encontra-se em fase beta, disponível apenas para utilizadores selecionados.

A tecnologia da Google utiliza machine learning através de uma rede neural alimentada por dezenas de milhares de imagens captadas em diferentes poses do sujeito e condições distintas do cenário de fundo. A IA foi treinada para distinguir ao pormenor do pixel os tons de pele, o cabelo, o vidro, os lábios, entre muitos outros elementos presentes nas cenas. As comparações de cruzamento dos dados deram resultados em 98% da qualidade de anotação humana.

google IA google IA

Dependendo da qualidade do dispositivo, mais rápido será o processo, começando pelos habituais 30 frames por segundo nos dispositivos comuns, o Google Pixel 2 debita 40 FPS e mais de 100 FPS em um iPhone 7. Isto significa que a presente geração de smartphones não terá problemas em lidar com esta tecnologia.

Já imaginou que em breve poderá “tirar uma foto na lua”?