A Google tinha anunciado a aplicação em 2018 e disponibilizou-a agora no Google Play, mas apenas nos Estados Unidos e para quem tiver um smartphone Pixel. Espera, no entanto, tornar o Lookout acessível a outros dispositivos, plataformas e países em breve.

Usando uma tecnologia semelhante ao Google Lens, o Lookout permite ao utilizador obter informações sobre o que o rodeia, bastando para isso apontar a câmara do telemóvel ao que estiver na sua proximidade (a Google sugere a utilização do smartphone pendurado ao pescoço ou colocado num bolso da camisa). Essas indicações podem ser relativas a pessoas, objetos, texto ou muitas outras coisas que surjam no caminho do utilizador.

tek lookout

A Google alerta, porém, que esta versão do Lookout não será ainda perfeita e pede o feedback dos seus utilizadores de modo a poder melhorar tecnologia de Inteligência Artificial da sua aplicação no futuro.

Uma aplicação semelhante já tinha sido lançada em 2017, pela Microsoft. No entanto, o Seeing AI continua a estar apenas disponível para iOS e em território norte-americano. Espera-se, então, que com a abertura manifestada pela Google para vir a expandir o Lookout a outros países e plataformas esta possa chegar a um número mais alargado de utilizadores do que a aplicação desenvolvida pela Microsoft.