O Google Lens vai funcionar como uma espécie de Shazam para as fotografias, mas invés de identificar músicas, a aplicação reconhece objetos que estejam na composição da imagem. O Google Lens é assim introduzido no Google Fotos, dando um maior uso ao sistema de inteligência artificial utilizado no reconhecimento de fotografias e vídeos.

Imagine que está a ver uma revista, e vê um modelo com uma mala ou um relógio que goste. Apontando a câmara para a fotografia é possível isolar os objetos que são reconhecidos pelo Lens através de pontinhos. O sistema irá depois pesquisar informações online do mesmo e lista os resultados, incluindo por exemplo, lojas onde pode comprar, adianta o Digital Trends. O sistema poderá ser útil para comprar mobílias ou roupas, dando um novo sentido aos “velhos” catálogos de moda e design.

Para já a funcionalidade apenas está disponível nos Estados Unidos e em inglês, mas em breve chegará a outras línguas e países. Até lá, poderá testar a nova funcionalidade do Google Fotos, que permite construir álbuns de fotografias em poucos minutos e encomendar em formato físico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.