O Google Now já integra informações de um grupo de aplicações específicas com quem a Google trabalhou de forma mais direta. Mas em breve a situação pode mudar de forma significativa já que a tecnológica norte-americana está a preparar um ferramenta de desenvolvimento que permitirá a qualquer programador trabalhar nesta integração.

A novidade foi revelada por um dos responsáveis máximos do Google Now, Aparna Chennapragada, em entrevista ao TheNextWeb.

Desta forma o Google Now promete tornar-se num assistente mais "potente" já que além das capacidades preditivas, poderá explorar melhor as informações contextuais tendo por base as aplicações mais usadas pelo utilizador.

E este grau de utilização será importante para definir quais os cartões que aparecem ou aparecem mais vezes: se o utilizador tiver três aplicações de notícias de futebol instaladas, só aparecerá informação daquela que usar mais, por exemplo.

Ainda não é certo quando o kit de integração vai ser disponibilizado aos programadores, mas a novidade surge apenas alguns dias depois de ter surgido o rumor de que a assistente virtual da Microsoft, Cortana, estar a caminho do Android e do iOS.

Além da integração com as aplicações, os engenheiros da Google estão a trabalhar para que a aplicação possa funcionar em situações muito específicas - como por exemplo, dizer quanto tempo a pessoa terá de esperar na fila de um parque de diversões.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico