Apesar de ser uma tecnologia firmada e bem sucedida na indústria tecnológica, poucas são as empresas que se arriscaram a desenvolver a sua própria assistente virtual. Por enquanto, contam-se pelos dedos de uma mão as mais populares: Alexa, Siri, Cortana, Bixby e Google Assistant. A Huawei também tem a sua própria versão exclusiva, mas o sistema ainda se encontra demasiado circunscrito à região oriental do globo, onde já conquistou mais de 100 milhões de utilizadores diários.
A empresa tem vindo a desenvolver a IA desde 2013, e traçou agora um novo objetivo que poderá elevar o programa a um patamar superior de capacidades. De acordo com a própria tecnológica, uma das próximas metas para este software é fazer com que ele consiga entender as emoções dos seus utilizadores. A gigante chinesa acredita que este é o caminho a percorrer para que os telemóveis consigam dar respostas cada vez mais adequadas às necessidades de cada um.
"Até 2022 o seu dispositivo pessoal saberá mais sobre o seu estado emocional do que a sua própria família. Graças à capacidade de reconhecer e analisar expressões faciais, analisar tons de voz e comportamentos, os assistentes virtuais poderão entender o contexto dos comandos que recebem e responder com uma resposta mais alinhada com as emoções do utilizador", sublinha Felix Zhang, vice-presidente de engenharia de software da Huawei, que acredita ainda que o público estará altamente recetivo à introdução deste sistema. "Acreditamos que, no futuro, todos os utilizadores vão desejar interagir com o sistema de forma emocional", remata.
De acordo com a Gartner, este tipo de funcionalidade pode tornar-se útil quando articulada com outros sistemas e aparelhos. A consultora sugere que a análise emocional do utilizador pode servir para impedir a condução de um automóvel quando o condutor se encontrar alterado, ou para contactar serviços de saúde ou familiares se o utilizador se demonstrar deprimido ou ansioso.
A Huawei adianta ainda que a assistente virtual vai ser treinada para prolongar as interações, de forma a que os utilizadores não se sintam sozinhos ou solitários.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários