De acordo com o The New York Times, há um conjunto de jogos móveis na loja de aplicações da Google que está a utilizar os microfones dos smartphones onde estão instalados para detetarem o que é que os seus utilizadores estão a ver. De acordo com o jornal norte-americano, existem mais de 250 títulos na lista de jogos responsáveis por esta prática.
O software utilizado para captar e identificar o áudio é desenvolvido pela Alphonso, e as apps que o utilizam não são claras relativamente à sua aplicação, escondendo a sua divulgação ao cliente em separadores adicionais que são geralmente ignorados.
O objetivo deste software é dar às empresas informação adicional acerca do utilizador, de forma a que os anúncios exibidos possam ser segmentados de forma mais eficiente. E apesar de poder ouvir tudo o que diz, o programa, diz a empresa responsável, está desenhado para captar e interpretar apenas o áudio de séries de televisão, filmes e publicidade.
Em 2016, segundo adianta o Times, o governo dos EUA já tinha avisado as empresas que teriam de notificar claramente os seus utilizadores acerca da utilização de software desta natureza, explicitando o tipo de informação que estavam a recolher e qual a finalidade dessa recolha.
Note que alguns destes jogos mantêm a monitorização do som que é captado pelo microfone do seu smartphone mesmo após serem fechados.
A publicação esclarece ainda que apesar da maioria dos jogos terem sido identificados na Play Store, alguns deles estão também disponíveis para iOS.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários