Tal como o nome deixa adivinhar a Librera Reader destina-se à leitura, neste caso "eletrónica". Os formatos aceites vão desde o “tradicional” TXT ao CBR, passando pelo PDF, EPUB, MOBI, DJVU, FB2, AZW, HTML ou XPS, em troca de uma pequena app de 14 MB, gratuita e facilmente customizável.

O Librera Reader permite criar facilmente pastas ou bibliotecas para agrupar conteúdos idênticos, havendo por defeito a categoria dos mais recentes e outra para eleger os favoritos.

Os ebooks ficam facilmente identificados por capas de miniaturas ajustáveis ​​em tamanho e estilo, com descrições detalhadas, sendo que as coleções de documentos podem ser visualizadas em modo listagem ou grade.

As possibilidades quanto à leitura propriamente dita são alargadas e vão desde a alteração da cor do fundo da página, à definição do tamanho das letras, passando pelo bloqueio contra movimentos acidentais, a divisão das páginas em duas partes ou a busca de palavras no texto.

É igualmente possível hierarquizar o conteúdo do livro, exibir todas as páginas em miniatura ou criação de bookmarks e notas com texto, entre outras opões.

Esta aplicação tem ainda um modo específico para músicos em que é possível a leitura de automática de partituras em qualquer velocidade, assim como outras possibilidades.

A Librera Reader está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.