Nem sempre as avarias ditam o abandono de smartphones mais antigos. A falta de suporte oficial e novas atualizações do seu sistema operativo impedem os equipamentos de serem compatíveis com as aplicações que vão surgindo no mercado. Para que os dispositivos antigos não fiquem obsoletos, a comunidade LineageOS (anteriormente conhecida como CyanogenMod) tem acompanhado o lançamento das novas versões do sistema operativo Android e feito modificações para que corram em modelos antigos.

O novo lançamento, o LineageOS 16 é uma ROM que permite instalar o Android 9 Pie em dispositivos descontinuados há alguns anos, ou que pelo menos deixaram de receber atualizações oficiais. Como é explicado na página oficial, que tem as instruções de como instalar, o novo SO é suportado inicialmente por 30 dispositivos, destacando os modelos mais antigos como o Samsung Galaxy S5, OnePlus One, mas também outros recentes como o Huawei P20 Pro e o Xiaomi Pocophone F1.

tek LineageOS

Importante salientar que a nova versão do LineageOS já se antecipou e adicionou compatibilidade com o novo modo “dark” que será introduzido em futura versão do Android, o já discutido Android Q.

Embora a página explique os passos para instalar o LineageOS, note que se trata de uma versão não oficial do sistema operativo da Google para os smartphones. Deverá apenas executar a atualização se tiver a certeza do que está a fazer ou pedir a alguém com experiência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.