Recentemente a Google lançou a quarta beta pública do Android 12. Para acompanhar a atualização, a gigante de Mountain View lançou também uma nova versão da suite de acessibilidade do sistema operativo, que conta agora com uma funcionalidade que dá aos utilizadores a possibilidade de controlarem o seu smartphone através de expressões faciais.

A novidade, chamada “Camera Switches”, inclui-se no serviço “Switch Access” da suite, que contém uma série de ferramentas que permitem utilizar um equipamento Android sem recorrer a toques no ecrã, sendo possível, por exemplo, ligar um dispositivo exterior, seja via USB ou Bluetooth, para aceder ao mesmo.

Clique nas imagens para mais detalhes

De acordo com o portal XDA Developers, a funcionalidade suporta atualmente um conjunto de expressões faciais específicas, como sorrir, abrir a boca, levantar as sobrancelhas e ainda olhar para a esquerda, direita ou para cima. Há também a possibilidade da lista de expressões faciais suportadas pela “Camara Switches” vir a crescer no futuro.

Quando a funcionalidade é ativada o sistema operativo apresenta uma notificação que indica que indica que a câmara do equipamento está a ser utilizada. Ao que tudo indica será também possível ajustar a sensibilidade do sistema no que toca ao reconhecimento de diferentes expressões faciais, ajudando a reduzir possíveis erros.

Embora a sua chegada em simultâneo com a mais recente beta do Android 12 possa dar a entender que a funcionalidade fará parte do lançamento oficial do novo sistema operativo, o portal nota que a versão atualizada da suite de acessibilidade aparenta ser compatível com o Android 11.

Poderá a Google lançar um Pixel Fold? Pista foi encontrada na mais recente versão beta do Android 12
Poderá a Google lançar um Pixel Fold? Pista foi encontrada na mais recente versão beta do Android 12
Ver artigo

Fora das funcionalidades de acessibilidade, recorde-se que a mais recente beta do Android 12 inclui referências a um possível smartphone dobrável da Google. Tendo em conta pistas descobertas por comunidades online dedicadas ao Pixel, espera-se que o equipamento possa ser lançado no final do ano.