Produzido pelo estúdio português Ontop, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou hoje o jogo de realidade aumentada Heróis da Fruta. A app é gratuita e pretende alertar para os problemas de obesidade infantil, aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Obesidade.

O jogo inspira-se na série de animação que estreou recentemente na televisão, com vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral, assim como o projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove junto às escolas nos últimos 10 anos.

O projeto, desenvolvido pela Ontop, teve o financiamento da Novo Nordisk Portugal, assim como o apoio de diversas entidades internacionais ligadas à obesidade, que contribuem com a APCOI para a prevenção da doença nas crianças. E o jogo centra-se numa caça ao tesouro dos tempos modernos, inspirado em Pokémon Go. O jogo “incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses parceiros deste projeto”, é referido no comunicado.

Veja na galeria imagens do jogo:

O objetivo é colecionar as centenas de cartas disponíveis nas saquetas dentro dos baús escondidos. Estas são reveladas quando os jogadores apontam a câmara do seu smartphone. As cartas são temáticas, repletas de segredos para descobrir sobre a alimentação saudável. O jogo introduz também missões para completar e pontos que valem prémios, incluindo bilhetes de cinema para os 100 primeiros lugares do ranking nacional. Há ainda vouchers para parques temáticos, zoológicos e aquários.

A associação diz que o jogador que ficar em primeiro lugar no ranking vai ter uma surpresa especial: a vista na sua escolha das personagens do Heróis da Fruta. Para encontrar os baús, foi disponibilizado um mapa com a localização dos baús, espalhados do norte a sul do país e arquipélagos dos Açores e Madeira.

Heróis da Fruta

“Depois do sucesso da iniciativa Heróis da Fruta nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil”, destaca Mário Silva, Presidente da APCOI. A iniciativa pretende também incentivar a adoção de hábitos de vida que ajudem na prevenção da doença, que afeta uma em cada três crianças.

Nuno Folhadela, CEO da Ontop, diz que brincar e colecionar é algo inerente a todos nós. “Faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família ao mesmo tempo que descobrimos deliciosas curiosidades sobre uma alimentação saudável, ainda melhor”. O líder do estúdio diz que foi essa a missão da equipa, juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada.

Pode fazer o download gratuito do jogo Heróis da Fruta para smartphones iOS e Android.