A Google anunciou, esta semana, a chegada de uma nova funcionalidade ao seu sistema operativo móvel. Chama-se Sound Notifications, foi desenvolvida com o objetivo de tornar o Android numa experiência mais acessível, através de um sistema auditivo sensível que chama à atenção dos utilizadores para certas coisas que podem estar a acontecer à sua volta.
As notificações de som recorrem ao microfone do smartphone para detetar ruídos próximos, como água a correr, cães a ladrar e eletrodomésticos. Quando identifica algum destes sons, o sistema envia uma notificação, faz com que o telefone vibre ou liga a lanterna do telefone.
Note que, para as Sound Notifications funcionarem, terá de manter o microfone ligado, o que levanta algumas questões de privacidade e representa, naturalmente, um problema para a autonomia do seu smartphone.
Para ativar o sistema, terá de ir às definições de acessibilidade do seu equipamento. Caso não veja a opção disponível, poderá também descarregá-la da Play Store.
A Sound Notifications também deteta bebés a chorar, alarmes, detetores de fumo e portas a bater e pode alertá-lo tanto via smartphone, como através do smartwatch, caso este use o sistema operativo WearOS. A Google explica que teve o cuidado de fazer chegar a funcionalidade aos relógios inteligentes, uma vez que é uma preocupação para muitas pessoas com deficiências auditivas, ouvir um som importante, mesmo quando estão a dormir. Neste sentido, será mais fácil chamar à atenção de um utilizador caso este permaneça com o relógio no pulso durante a noite.
A tecnológica adianta que não é preciso internet para manter as Sound Notifications operacionais, uma vez que os sons são processados localmente. Para além de emitir as notificações, os sons são também registados numa timeline que pode ajudar o utilizador a correlacionar ruídos.
Esta é uma funcionalidade de acessibilidade, mas a verdade é que pode ser bastante útil até para os utilizadores que não têm qualquer problema auditivo. Os headphones com sistema de cancelamento de ruído, por exemplo, tendem a abafar os sons envolventes e têm capacidade para nos alhear da realidade, pelo que um sistema como este pode vir a ser uma ajuda preciosa caso algo que precise de atenção se passe ao nosso redor.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários