A Google tem planos para implementar uma nova secção na sua Play Store onde os programadores de aplicações terão de disponibilizar informações acerca da privacidade e segurança das suas criações.

A gigante de Mountain View explica que tem vindo a trabalhar em colaboração com programadores para tornar a sua loja de aplicações no local mais seguro. Assim, a nova secção de segurança tem como objetivo ajudar os utilizadores a perceber, por exemplo, que tipo de dados são recolhidos, usados ou partilhados pelas apps que pretendem instalar.

Os developers terão de indicar se as suas aplicações seguem determinadas práticas de segurança, como encriptação; se estão de acordo com as políticas da Google de aplicações para famílias e crianças; se os utilizadores podem optar por não partilhar os seus dados, ou se podem requerer que a sua informação seja eliminada depois de desinstalar uma app.

A empresa indica que para implementar a medida vai introduzir uma nova política que será aplicada a todos os programadores. Os developers que tentarem violar a política, deturpando os dados que disponibilizam, estão sujeitos a serem penalizados.

Segundo a Google, uma mudança deste género requer que os programadores tenham tempo suficiente para se prepararem. Se tudo correr como planeado, os utilizadores começarão a ver a secção de segurança da Play Store a partir do primeiro trimestre de 2022. Já no segundo trimestre desse ano todas as aplicações terão de seguir a nova política da empresa.

App Store da Apple introduz etiquetas para classificar o nível de privacidade de cada aplicação no iOS
App Store da Apple introduz etiquetas para classificar o nível de privacidade de cada aplicação no iOS
Ver artigo

Recorde-se que a Apple já tinha tomado uma medida semelhante em relação à sua loja digital de aplicações. Enquadradas nas medidas da empresa de reforço da segurança e privacidade dos utilizadores, as “etiquetas” explicativas da App Store pretendem explicar que informação é recolhido e para que propósito, dividindo-se em três secções: "dados utilizados para o rastrear", "dados ligados a si", e "dados não ligados a si".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.