O futebol é para ser visto no estádio. Quando não é possível acompanha-se pela televisão. Se as circunstâncias não o permitem, a alternativa passa pela rádio. Mas e se houvesse uma outra maneira de acompanhar o jogo, ao segundo, através dos olhos das outras pessoas?

A FootyTwits é essa ferramenta. A aplicação para Android funciona como um cliente do Twitter onde se podem criar várias timeline alternativas que entregam mensagens escritas um pouco por todo o mundo e que estão relacionadas com a equipa preferida do utilizador.

Quando o software é iniciado, a pessoa é convidada a escolher a liga que mais gosta e a equipa sobre a qual prefere estar informada. Para já as escolhas podem apenas recair sobre os planteis das principais ligas, não sendo possível escolher formações dos escalões secundários.

Numa experiência realizada pelo TeK, foi criado um tweet de teste com a hashtag #slbenfica que rapidamente caiu no separador criado para receber notificações do clube da capital.

Além de Portugal, os utilizadores podem optar por receber mensagens dos clubes do Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, entre outros.

Bhavin Khimji é o português que está por trás da criação do FootyTwits. Em conversa com o TeK, o empreendedor recorda a génese do projeto.

"Tinha entrado no Twitter há poucos meses e estava a entrar no mundo das apostas desportivas. Pelas poucas pessoas que estava a seguir na altura, apercebi-me logo do potencial de poder seguir o relato de um jogo escrito por milhões de utilizadores. Teria acesso a uma grande diversidade de opiniões e leituras de jogo em tempo real".

O potencial do conceito ficou demonstrado quando o FootyTwits foi a primeira plataforma portuguesa onde foi "noticiada" a vinda de um jogador para o Sporting Clube de Portugal. "A transferência do Sunil Chhetri tinha sido noticiada em primeira mão por um bloguer indiano e a nossa aplicação "apanhou" logo o tweet", explica ao TeK, Bhavin Khimji.

A escolha pelo futebol aparece por razões claras segundo o empreendedor: "Para além do facto de eu ser um adepto ferrenho de futebol, é o desporto que abrange mais pessoas a nível global". Mas facilmente pode ser adaptado a outras modalidades, reitera Bhavin.

O segredo do FootyTwits está no poder da palavra de milhares de pessoas e na capacidade de transportar para o segundo ecrã a experiência do jogo ao vivo ou visto pela televisão.

A aplicação está a caminho do primeiro milhar de downloads na loja do Android e na calha está uma versão para iOS, pois têm havido muitos pedidos neste sentido. No primeiro trimestre de 2014 os utilizadores do iPhone vão poder experienciar o FootyTwits.

Bhavin Khimji já tem a cabeça centrada nas próximas funcionalidades que o software vai receber: notificações em direto dos resultados e conteúdos, sejam eles vídeos ou notícias, que estão em tendência na rede social. Está ainda prevista a chegada de mais ligas, mais clubes e de uma aplicação dedicada ao Mundial de 2014.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.