A app Wifi Analyser não é nova mas é frequentemente atualizada, e isso faz com que continue a revelar-se útil para muitos utilizadores que precisam de corrigir os problemas nas suas redes de forma fácil, e sem terem de possuir muitos conhecimentos de comunicações.

Basta instalar para começar a analisar os pontos de acesso nas redondezas do smartphone, avaliando a potencia do sinal e monitorizando a sua evolução, nos vários canais disponíveis. Os detalhes são apresentados numa visualização relativamente fácil de perceber, e em gráficos, ajudando os utilizadores a detetar problemas e a corrigi-los. O interface está em português, o que é uma ajuda adicional entre tantos termos técnicos.

Quanto mais conhecimento tiver mais partido vai conseguir tirar desta informação para configurar os routers ou mudar para redes mais potentes, e na área de configurações pode fazer uma série de definições que ajudam a "afinar" a leitura do sinal Wi-Fi. Há filtros para a banda de Wi-Fi, a potência do sinal, segurança e SSID (o nome das redes), mas também pode ver os fabricantes.

A aplicação open source conta com um grupo de voluntários para atualizar os dados e é gratuita, sem publicidade, e desenhada para usar o mínimo de permissões e dados possíveis, respeitando a segurança e privacidade dos utilizadores.

A app pode ser descarregada gratuitamente para Android na Google Play e mais informação pode ser obtida na páginado projeto no GitHub

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.