Faltam poucos meses para o lançamento do Android L, a próxima grande versão do sistema operativo móvel da Google, e o número de utilizadores que têm a última versão não chegou sequer a metade. Apenas 21% dos detentores de um smartphone ou tablet estão a ter uma experiência Android 4.4.



O valor chega no entanto para colocar o KitKat como a segunda versão mais popular do Android, atrás da versão Android 4.1 que tem mais de 26% dos utilizadores. Somando todas as versões do Android Jelly Bean a quota de mercado ultrassa os 54%.



O Android 2.3 Gingerbread e a versão 4.0 Ice Cream Sandwich mantinham em agosto quotas de mercado significativas, com 13,6% e 10,6% respetivamente.

[caption]Android[/caption]

Apesar de a grande maioria dos utilizadores já estar concentrada nas versões mais recentes, o sistema operativo Android continua bastante fragmentado ao nível do sistema operativo e o cenário vai piorar com a chegar do Android L.



Como o sistema operativo vai sofrer uma grande alteração, ao nível do design e das funcionalidades, é de esperar que a taxa de crescimento que se tem registado no Android KitKat sofra uma quebra nas semanas seguintes. Os fabricantes vão começar a apostar na versão mais recente e outras vão simplesmente esquecer os equipamentos que já enviaram para o mercado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico