Espera-se um fim de semana quente e, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as temperaturas podem variar entre 35 e os 38 graus nas regiões dos vales do Guadiana, do Tejo e do Douro. Além do calor, as poeiras vindas do norte de África estão de regresso: um fenómeno que afeta a qualidade do ar e que pode ter um impacto negativo na saúde, sobre tudo para grupos mais vulneráveis.

Se quer estar a par da qualidade do ar há uma aplicação gratuita que o pode ajudar. Desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a QualAr recorre a modelos de previsão de qualidade do ar desenvolvidos pela Universidade de Aveiro e pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, assim como informação do Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS)

Clique nas imagens para mais detalhes

A aplicação dá aos utilizadores a possibilidade de verificarem a qualidade do ar, seja na localização onde se encontram ou em locais que pretendam visitar, tanto em Portugal como na Europa, e acederem a previsões para o dia seguinte.

É também possível verificar que tipos de elementos poluentes estão a impactar a qualidade do ar e receber notificações de aviso quando as previsões do índice estão nos níveis “Fraco” ou “Mau” nos seus locais de interesse.

Há ainda espaço para uma secção dedicada a informação sobre as previsões realizadas e pelo índice utilizado pela app, além de vídeos informativos sobre a qualidade do ar.

A QualAr pode ser descarregada gratuitamente e está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, através da App Store.