A aplicação Verdes PT 2018 foi desenvolvida pelo investigador Márcio Magera Conceição, do centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, fruto de um projeto de pós-doutoramento. O objetivo é quantificar e qualificar os volumes de resíduos sólidos domésticos que são gerados em cada dia do ano, nas cidades portuguesas.

O objetivo da aplicação é promover uma maior consciencialização ambiental para a reciclagem. Ao somar o desperdício, os utilizadores podem ver os milhões de euros investidos em aterros sanitários “e os empregos que poderiam ser gerados com a reciclagem destas matérias-primas, ainda apelidadas de lixo”, refere o investigador no comunicado.

Em contraste, pode consultar na aplicação os valores que são gerados com o processo de reciclagem adotada em Portugal, as receitas em matérias-primas, energia e ganhos ambientais ao reutilizar os resíduos sólidos urbanos, tal como é referido no comunicado. E para evitar erros, os dados baseiam-se nas plataformas oficiais do Governo sobre o volume dos resíduos.

Pode fazer o download da aplicação na versão Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.