A Google revelou as quotas de mercado de cada versão do Android, os primeiros valores a serem partilhados após o lançamento oficial da nova versão do sistema operativo: o Lollipop. Apesar de haver bons indicadores, como o facto de o KitKat já ser a versão mais usada, existem outros que dificilmente serão motivo de orgulho: o Android 5.0 não está nem em 0,1% dos dispositivos.



Mesmo sabendo que o software foi lançado há cerca de um mês e que ainda são poucos os equipamentos que podem migrar de forma oficial para o sistema operativo, não deixa de ser mais uma situação que expõe uma das principais fraquezas do Android – a atualização para novas versões do software.



Atualmente apenas os equipamentos Nexus, os smartphones Motorola de nova geração, o LG G3 e poucos mais equipamentos é que podem ter acesso ao Android Lollipop.

A Apple, mesmo estando a atravessar uma situação pouco comum para o iOS, conseguiu passados cinco dias garantir que 46% dos utilizadores migrassem para o iOS 8.



Mas nem tudo vai mal no reino do Android. Em pouco mais de um ano a Google conseguiu que 33,9% de todos os equipamentos utilizassem a versão KitKat, um valor que estando longe de ser desejável, é pelo menos sinal de um esforço maior para que os equipamentos estejam em linha com as mais recentes novidades.



O Android Jelly Bean, que foi lançado em 2012 na versão 4.1, representa em conjunto 48,7% de todos os equipamentos, quase metade. Mas estes são valores acumulados, já que o Jelly Bean é constituído por três versões distintas.

[caption]Google Android[/caption]

Por fim destaque para o Android 2.2 e 2.3 que juntos ainda representam quase 10% do mercado – tendo sido lançados em 2010 e 2011, respetivamente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico