Como se costuma dizer “se beber, não conduza”, ou pelo menos, temos de ser responsáveis quando vamos a uma festa ou um jantar onde se calhar bebemos um “copito a mais” e ficamos na dúvida se podemos pegar ou não no carro. É por isso que a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) lançou a aplicação com o sugestivo nome Alcooladora, que como indica trata-se de uma ferramenta de informação ao consumidor. O objetivo é oferecer informação num contexto pedagógico e educativo.

O projeto da ANEBE, em parceria com o IADE, é sobretudo uma ferramenta de informação ao consumidor, dirigida a adultos. A app começou a ser desenvolvida no âmbito de um trabalho de final de curso do ex-aluno Bruno Costa, que depois foi potenciada pela Associação para a disponibilizar a um público geral, dentro do seu programa “Beba com cabeça”.

A aplicação ajuda a estimar a taxa de alcoolemia no sangue depois de ingeridas bebidas alcoólicas. Mas não pense que vai soprar para o telemóvel, como se fizesse um teste do balão, comum nas paragens das brigadas de trânsito. A app fornece estimativas aproximadas para uma média de homens ou mulheres com um determinado peso.

“É nossa responsabilidade aumentar o leque de escolhas para os consumidores terem o máximo conhecimento sobre os produtos que estão a consumir e que efeitos no seu organismo e, obviamente com isso, mitigar o consumo excessivo e abusivo do álcool”, salienta João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE.

Pode fazer o download gratuito da app disponível para Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.