À medida que Portugal avança no processo de desconfinamento e que se planeia o regresso físico ao trabalho e às aulas, as regras de distanciamento social ganham uma importância redobrada. Medir a distância recomendada de dois metros, por exemplo numa fila de espera, nem sempre é fácil, especialmente quando não existem marcadores no chão ou outros sinais indicativos, mas há uma aplicação que promete ajudar a manter a segurança em espaços públicos.
Criada por uma equipa de jovens portugueses, a SocialMeter baseia-se em inteligência artificial e permite medir de forma simples a distância de segurança entre pessoas ou entre objetos e pessoas: tudo a partir da câmara do smartphone.
Ao SAPO TEK, a equipa por trás da SocialMeter explica que a ideia da criação da aplicação surgiu logo no início da pandemia de COVID-19. Confrontados com a dificuldade em medir de forma rápida e o mais exata possível a distância social, Inês Moreira e Francisco Melo, alunos do mestrado em Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico (IST) decidiram combinar a sua experiência em web apps e IA para criar a aplicação, em colaboração com o webdesigner Filipe Simões e o copywritter Martim Calado.
É certo que já existem aplicações, seja para Android ou para iOS, que medem distâncias, mas a equipa da SocialMeter afirma que a grande diferença está no método de medição, descrito pelos criadores como instantâneo e muito próximo da realidade, desde que todas as instruções sejam cumpridas.
Para usar a aplicação é necessário apenas indicar a sua altura e a distância de segurança e, de seguida, apontar a câmara o que se passa à sua frente. Os criadores asseguram que a SocialMeter não recolhe quaisquer dados pessoais nem regista imagens ou vídeo, garantindo a privacidade do utilizador e das pessoas em seu redor.
A SocialMeter é gratuita e está disponível para Android, na PlayStore, com suporte a português e inglês. A disponibilização de outras línguas está prevista para breve e os criadores afirmam que o desenvolvimento de uma versão para iOS também está “na calha”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários