Depois de fazer o registo gratuito só tem que pedalar.  A aplicação regista os seus trajetos sem ser necessário tê-la ligada, nem os dados móveis ou o GPS, sendo as pedaladas detetadas através da vibração.

Terminada a viagem, basta escolher qual a recompensa que se pretende de entre as lojas locais afiliadas à plataforma e, na chegada ao estabelecimento, mostrar no telemóvel a confirmação da viagem.

 

Os estabelecimentos são classificados de acordo com as suas categorias, entre as quais saúde e bem-estar, restauração ou artes e lazer. Para já em Lisboa a lista parece ser ainda pequena mas já pode encontrar alguns locais que aderiram à ideia, entre os quais o Vélocité Café, mesmo nas Avenidas Novas.

O projeto está também a angariar novos parceiros e as lojas que queiram pertencer à rede do Biklio só têm que ir até ao site da Biklio e fazer o registo.

Lisboa foi a primeira cidade europeia a funcionar com o projeto, mas a aplicação também já está presente em Braga e em Torres Vedras.

Lá fora, também já há mais algumas cidades onde pedalar (re)compensa: Bolonha (Itália), Luxemburgo, Plovdiv (Bulgária), Breda (Holanda) e Southend-on-Sea (Reino Unido).

A aplicação está disponível para iOS e Android e é gratuita.