Pode acontecer a todos de uma forma mais frequente, mais do que gostaríamos, sobretudo nos dispositivos com menos de 128 GB. Haverá um dia em tenta instalar uma nova aplicação e não vai conseguir por falta de espaço.

Se ainda não tem planos para comprar um novo telemóvel e o seu modelo não suportar um cartão microSD para adicionar espaço extra, pode sempre conseguir livrar o armazenamento com uma “simples” limpeza.

O sistema Android apresenta uma ferramenta que lhe ajuda a aumentar a quantidade de espaço utilizável no seu smartphone, à qual pode aceder através das definições do seu telemóvel. "Smart Storage" é outra funcionalidade bastante vantajosa, que dá permissão ao smartphone para apagar automaticamente todas as fotografias depois de 30, 60 ou 90 dias de terem sido tiradas.

Outra forna de libertar espaço é garantir que não sobrecarrega o sistema com aplicações que não usa há meses, visto que é sempre fácil fazer download de aplicações. Não tenha receio de as desinstalar.

Guardar fotografias e vídeos online é uma das melhores formas de poupar espaço. Mas antes de apagar as fotografias do seu dispositivo certifique-se que todos os elementos estão a ser sincronizados, de forma automática, no Google Photos ou noutra aplicação semelhante de cloud.

Se já tem o seu telemóvel há vários meses, é provável que esteja a acumular dados muito antigos, duplicados ou simplesmente ficheiros que já não quer ter no seu dispositivo. Há gestores de ficheiros como o Google Files que permite verificar as várias pastas que tem, identificando ficheiros duplicados, antigos ou demasiado pesados.

Se mesmo depois destas dicas continuar com dificuldades, provavelmente chegou mesmo a altura de comprar um novo smartphone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.