Apesar das multas pesadas e a consciencialização do perigo que é mexer nos telemóveis enquanto se conduz, as pessoas continuam a ser distraídas com notificações de mensagens ou mesmo chamadas telefónicas. Prometendo contribuir para a redução dos sinistros nas estradas devido ao uso dos smartphones, as fabricantes começam a introduzir funcionalidades para diminuir a necessidade de interação com os dispositivos durante as viagens.
O chamado “modo carro” permite bloquear chamadas, assim como mensagens ou notificações, mas não impede o pedido de ajuda em casos de emergência. O jornal espanhol ABC refere que os sistemas ainda não estão disponíveis nativamente nos dispositivos e mesmo o seu acesso não é intuitivo, e por isso pode passar ao lado de muitos utilizadores. No caso dos dispositivos Android, é necessário fazer o download da aplicação Car Mode, sendo necessário criar uma conta de utilizador, configurar a voz e a conexão entre o smartphone e automóvel via Bluetooth. Uma vez ativa, a aplicação bloqueia todos os recursos do smartphone, exceto a música e os sistemas de navegação.
Já nos dispositivos da Apple, a funcionalidade já se encontra disponível desde o sistema iOS 11, para todos os iPhone compatíveis. Ainda assim, segundo adianta a publicação, também não é fácil ativar. Para tal terá de ir ao menu “configurações”, “não perturbe” e ativar, optando pela opção automático para o iPhone detetar o sistema de Bluetooth do carro. Existem outras opções que pode definir no menu de configurações, incluindo de quem pode receber mensagens, caso as defina com a opção “urgente” ou respostas automáticas a avisar que está a conduzir e que irá responder mais tarde.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários