Há muitos quadros que pelo estilo característico do seu traço são rapidamente reconhecidos, sejam as obras de Van Gogh ou as imagens surreais de Frida Kahlo. A pensar neste estilo, a Google atualizou a sua aplicação Google Arts & Culture com uma nova funcionalidade chamada Art Transfer, tratando-se de um filtro que permite os utilizadores transforarem as suas fotografias no estilo de diferentes artistas.

A funcionalidade encontra-se no menu da câmara, na barra principal da aplicação e ao selecionar Art Transfer, depois de tirar ou adicionar uma foto da galeria, pode usar os referidos filtros. As imagens são depois gravadas com uma marca de água com o nome da obra em que foi inspirado e o respetivo artista.

Pode utilizar o filtro em toda a imagem, mas se quiser ser perfecionista pode simplesmente usar a ferramenta da tesoura para selecionar as partes afetadas pelos filtros especiais. Pode parece simples, mas a Google explica que esta transformação é elaborada por um modelo de algoritmos gerados pela inteligência artificial da empresa. E tudo é processado no próprio smartphone, sem a necessidade de ajuda de cloud, o que permite aos utilizadores brincarem com a funcionalidade em offline. Obviamente que sem partilhar não tem piada.

Diferentes instituições culturais mundiais uniram-se à iniciativa, como a Galeria Nacional do Reino Unido ou o Museu de Arte do Japão, para a utilização de obras conhecidas de artistas como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Frida Kahlo ou Edvard Munch, para referir alguns.

A aplicação pode ser obtida gratuitamente ou atualizada, caso já a tenha, em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.