O Android P está quase, quase terminado. O sistema operativo da Google, que ainda não tem nome oficial, ganhou esta semana a sua versão final de teste, e se estiver interessado em experimentá-la no seu smartphone, pode fazê-lo através deste link.

A tecnológica de Mountain View adianta que nesta edição, os utilizadores vão poder experienciar todo o comportamento padrão do sistema operativo, ainda que com alguns bugs por reparar. É normal que ainda existam algumas arestas por limar e alguns ajustes a fazer, mas esta versão, garante a empresa, está muito próxima da final, que vai ser disponibilizada oficialmente ainda durante este verão.

Próxima versão do Android promete mais velocidade e mais bateria
Próxima versão do Android promete mais velocidade e mais bateria
Ver artigo

No Android P, destaca-se um conjunto de novas funcionalidades, como é o caso das novas ferramentas de monitorização de utilização do smartphone, um sistema de navegação por gestos, menus redesenhados e muitas outras coisas.

Em termos utilitários, poderá também esperar um consumo de bateria mais moderado e uma gestão de luminosidade mais eficiente.

Quando estiver pronto a lançar no mercado, o Android P deverá chegar primeiro aos telefones da Google. Desta vez, contudo, os smartphones de outras marcas não deverão demorar tanto a receber a atualização de OS, uma vez que as versões de teste têm estado disponíveis desde o início.