
A fragmentação sempre foi um problema do mundo Android e é por vezes a única razão que leva os utilizadores a abandonar uma determinada marca, apesar de terem um equipamento com especificações capazes de receber as versões mais recentes do sistema operativo. O relatório publicado esta terça-feira pela Google mostra que o Lollipop, a versão mais recente, está atualmente presente em apenas 1,6% dos dispositivos.
Esta é a primeira vez que a versão 5.0, anunciada em outubro do ano passado, entra no relatório da Google, que analisou as versões do sistema operativo através das visitas à Play Store nos últimos sete dias.
Com 44,5%, a versão 4.1 Jelly Bean - e todas as suas variantes - continua a ser a dominante no mercado, seguida pela 4.4 KitKat, presente em 39.7% dos equipamentos analisados. Tanto o Android Ice Cream Sandwich como o Gingerbread, ambos lançados há mais de três anos, desceram a sua quota mas ainda reúnem um total de 13,8%.
Embora os equipamentos da linha Nexus, da própria Google, alguns smartphones da HTC, da Motorola e de outras marcas tenham sido atualizados para a versão 5.0 do Android rapidamente, pelo menos em alguns países, o upgrade tem demorado a chegar a outros dispositivos com uma representatividade importante no mercado, o que também ajudará a explicar os números.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários