De acordo com a Google, o Android 9 (Pie) já chegou a 22,6% dos smartphones que fazem parte deste ecossistema móvel. O número é do passado mês de agosto, altura em que a nova versão do OS começou a ser disponibilizada.

Apesar de parecer reduzida, a percentagem representa um crescimento face ao ritmo de atualização do Android 8. Contudo, quando o comparamos com a realidade do iOS, o número é claramente inferior - menos de um mês depois do lançamento, já mais de metade dos iPhones foi atualizada para o iOS 13.

Proporcionalmente falando, podemos referir que menos de um quarto dos utilizadores de Android tiveram a oportunidade de experienciar a versão Pie do sistema operativo móvel da Google. O ritmo das atualizações tem vindo a aumentar, mas o progresso continua a não ser suficiente para acompanhar a concorrente que, a bem dizer, beneficia do facto de ser a única a fabricar os equipamentos que fazem parte do seu ecossistema.

tek android

A gigante de Mountain View revelou os números em jeito de celebração, para louvar o efeito do Project Treble, que modulariza o Android e facilita assim os processos de atualização às restantes fabricantes que fazem parte do ecossistema Android.

A adesão às versões beta também ajudam a incrementar os números. Este ano, por exemplo, a Samsung conseguiu disponibilizar a versão beta do Android 10 nos seus aparelhos uma semana mais cedo do o ano passado. As atualizações beta não são compulsórias, mas atraem os curiosos a experimentar o OS antes do lançamento oficial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.