
Atualmente, quando navegamos online, é comum recebermos avisos ou notificações acerca da forma como os nossos dados são tratados. No entanto, quando falamos dos múltiplos dispositivos inteligentes que já “povoam” as nossas casas, espaços de trabalho e estabelecimentos, a história é diferente.
Para ajudar a perceber se existe algum equipamento inteligente ao seu redor a tentar recolher informações sobre os utilizadores, um grupo de investigadores da Carnegie Mellon criou a IoT Assistant. A aplicação permite também verificar se existe alguma forma de manter a sua privacidade, como limitando a quantidade de dados a ser partilhada.
“Devido a normas como o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a California Consumer Privacy Act, as pessoas precisam de estar bem informadas acerca dos processos de recolha de dados, sendo que a possibilidade de participar ou não tem de estar sempre em cima da mesa”, afirma Norman Sadeh, professor no Institute for Software Research da universidade e principal investigador do projeto, em comunicado à imprensa.
A aplicação criada pelos investigadores da Carnegie Mellon University é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.
Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários